Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Frio intenso atinge sul do país com alerta de geada no fim de semana

E com a queda de temperatura, a orientação é para que a população tenha cuidado, principalmente com os idosos, crianças e doentes.
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação

Primeiro fim de semana de julho vai ser de frio no sul. Alerta laranja de queda de temperatura na parte mais sul, região de Bagé e Pelotas, e amarelo na maior parte do estado, incluindo Canoas, Passo Fundo e Porto Alegre. Possibilidade de geada e temperaturas variando de menos três a quatro graus no sábado no centro e sul. Nas outras áreas ficam entre cinco e dez graus.

No domingo, a massa de ar frio mantém mínimas entre 0 e 4°C no Oeste, Campanha e Sul. Nas demais regiões, mínimas de 6 a 10°C. Também com possibilidade de geada. Esse frio deve permanecer, pelo menos até terça-feira.

Já a questão hidrológica, de chuvas e inundações, atualmente, segundo a Defesa Civil, está dentro da normalidade. Menos na região do Guaíba, que tem níveis de atenção e alerta.

E com a queda de temperatura, a orientação é para que a população tenha cuidado, principalmente com os idosos, crianças e doentes. Se agasalhar ao máximo e evitar locais fechados e com pouca ventilação. A preocupação também é com os desabrigados e desalojados pelas chuvas. Essa semana, foi inaugurada a primeira “cidade provisória”, que vai abrigar 630 pessoas, são famílias que estavam em abrigos em Canoas. E vai ser uma cidade mesmo. 120 casas, refeitório, posto médico, policiamento…Previsão de ocupação total do local até o dia 15.

Lembrando que hoje, mais 5621 famílias recebem o Auxílio Reconstrução. Aqueles 5100 reais pagos em parcela única. São 444 cidades como reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública em vigor e que, com isso, podem fazer o pedido do benefício. As prefeituras têm até o dia 12 para isso.

Veja também

Últimas Noticias