Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governo confirma foco da doença de Newcastle em granja no Rio Grande do Sul

Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o consumo de produtos avícolas inspecionados permanece seguro.
Foto: Gilson Abreu/AEN

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou nesta quarta-feira (17), um foco da doença de Newcastle (DNC) em uma granja localizada no município de Anta Gorda, no estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o ministério, a granja onde foi encontrado o foco foi interditada, incluindo a suspensão de movimentação das aves. O MAPA informou também que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro.

De acordo com o ministério, a doença é causada por um vírus que afeta aves domésticas e selvagens, provocando sintomas respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações neurológicas, diarreia e inchaço na cabeça desses animais.

De acordo com o Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários (DSA), embora a doença possa afetar os seres humanos, geralmente ela causa apenas uma conjuntivite leve e temporária em pessoas que entram em contato direto com aves infectadas.

Diagnóstico positivo
O diagnóstico positivo foi realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da Doença de Newcastle (DNC) pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O ministério informou que a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) vão eliminar todas as aves infectadas e realizar a limpeza e desinfecção do local para erradicar o foco da doença.

“Também será realizada investigação complementar em raio de 10km ao redor da área de ocorrência do foco, além de outras medidas que forem necessárias conforme avaliação epidemiológica”, afirmou o ministério em nota.

De acordo com o DSA, os últimos casos confirmados no Brasil aconteceram em 2006 em pombos comuns e na espécie Avoante.

O DSA também alerta que aves reprodutoras e de postura comercial devem ser vacinadas regularmente contra a doença de Newcastle. Os estabelecimentos avícolas que enviam aves para locais com aglomerações ou para venda de aves vivas são obrigados a manter apenas aves vacinadas.

Veja também

Últimas Noticias