Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governo muda regras para compra de imóvel usado pelo Minha Casa, Minha Vida

Alterações promovidas pelo Ministério das Cidades atendem a pedido feito pelo setor da Construção Civil; advogado analisa mudanças e impacto para os compradores.

O governo federal reduziu o subsídio do FGTS de 70% para 50% na compra de móveis usados do Minha Casa, Minha Vida. A medida entrará em vigor em 60 dias. A mudança promovida pelo Ministério das Cidades acaba atendendo a um apelo da indústria da Construção Civil, já que vai beneficiar os novos imóveis em relação aos usados no mercado.

O advogado especialista em direito imobiliário Rodrigo Karpat avalia que a decisão beneficia mais o mercado do que os interessados em adquirir uma moradia. “É muito mais fácil você buscar um imóvel novo através da construtora. A facilidade de financiamento, não é que não exista nos imóveis usados, mas (o novo) sempre é muito mais prático do que os usados. O imóvel usado é favorecido por políticas, como poder usar o FGTS em proporção maior. […] A partir do momento em que essas políticas mudam diretrizes, volta-se a favorecer o imóvel novo e isso é algo que vai movimentar a economia e interessa para uma classe”, diz Karpat.

A indústria da construção argumentou ao governo que a mudança incentivará a produção de novos imóveis com a geração de empregos. Além da redução do subsídio, o governo decidiu que os beneficiários do Bolsa Família e BPC não vão mais pagar as parcelas do Minha Casa, Minha Vida. A Caixa Econômica Federal terá 30 dias para aplicar a decisão. Antes, as famílias da Faixa 1 do programa, com renda de até R$ 2.640 por mês, pagavam 5% dos contratos. Agora, a União entrará com 100% de subsídio.

Com informações da Jovem Pan

Veja também

Últimas Noticias