Greve de médicos peritos do INSS termina após 235 dias de paralisação

Médicos peritos reivindicavam o cumprimento de um acordo de 2022.

Com o fim da greve de médicos peritos do Ministério da Previdência Social, o INSS vai normalizar o atendimento a partir de segunda-feira.

O acordo foi assinado nessa sexta-feira. A categoria se comprometeu a repor os dias parados, e o ministério vai restituir o salário descontado. Desde agosto de 2024, cerca de 300 médicos peritos estavam com as atividades suspensas. O número é aproximadamente 10% do total, na maior greve da história da categoria. Foram 235 dias de paralisação.

Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), informou que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para futuros avanços. A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a restituição dos salários descontados.

O percentual de ganhos da categoria não foi divulgado. Os médicos peritos reivindicavam o cumprimento de um acordo de 2022.

Em janeiro deste ano, os profissionais estavam com o salário suspenso. A ANMP recorreu, mas o Superior Tribunal de Justiça manteve o corte de ponto.

No mesmo mês, o INSS anunciou o reagendamento automático das perícias não realizadas para médicos que não aderiram à greve. Em abril, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pediu à Procuradoria-Geral da República que apurasse possíveis abusos no movimento grevista.

O INSS informou que quem precisar marcar atendimento pode acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135. O serviço telefônico funciona de segunda-feira a sábado, das 7 da manhã às dez da noite.

Em casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o INSS recomenda a utilização do Atesmed, ferramenta online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial.

Para o atendimento presencial é preciso ter os seguintes documentos: identificação oficial com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, exames e prescrições médicas.

Veja também