O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), duas mudanças ministeriais. Com a substituição de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, é o mais cotado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais.
Guimarães é o preferido de Lula para cuidar do relacionamento do governo com o Congresso Nacional, pasta que, comandada por Padilha, vinha sofrendo criticas de lideranças dos partidos de centro do Legislativo.
O deputado é advogado, tem 68 anos e ocupa o posto de líder do governo na Câmara desde o início do terceiro mandato de Lula. Ele é próximo do presidente e já coordenou as campanhas do petista à presidência em 1989 e 2002.
Ao longo dos últimos anos, manteve uma boa relação com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com líderes de partidos do Centrão. Caso Guimarães seja confirmado na SRI, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), deve assumir o posto de líder do governo
Caso seja confirmado na SRI, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) deve assumir o posto de líder do governo.