Homem é denunciado por colocar fogo no ex-sogro como vingança pelo fim do relacionamento no Paraná

Outro homem que agiu junto com ele também foi denunciado.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou Valter Rodrigues de Oliveira Junior e Hugo Carvalho Esteves pela tentativa de homicídio de um idoso de 73 anos em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná.

Segundo a denúncia, os dois homens atearam fogo na casa e no corpo da vítima, que é pai da ex-companheira de Valter. Conforme o documento, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e quis se vingar da ex-companheira e da família dela.

O imóvel foi incendiado no dia 1º de março e Valter foi preso no dia 12 do mesmo mês, no interior de São Paulo.

Ao g1, a defesa de Hugo disse que nega a participação dele no crime, que há falhas na investigação policial e que vai provar a inocência do denunciado. O g1 também procurou a defesa de Valter e aguarda retorno.

Ameaças
O g1 teve acesso a denúncia que foi oferecida no dia 26 de março, pelo promotor Lucas Franco de Paula. As informações do documento tem como base os dados fornecidos pelo inquérito policial sobre o caso.

Segundo a denúncia, no dia 1º de março, às 7h57, Valter foi até o trabalho do atual namorado da ex-companheiro. Ele estava acompanhado de Hugo e ameaçou o homem dizendo que iria matá-lo e “meteria bala” nele.

Em seguida, conforme consta na denúncia, os dois foram até a casa do pai da mulher por volta das 9h30 e pularam o muro para invadir o imóvel. Valter e Hugo prenderam o idoso em um quarto e atearam fogo no imóvel e no corpo dele.

Mesmo em chamas, o idoso conseguiu sair da casa. Ele foi socorrido com ferimentos graves e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com 25% do corpo queimado ao Hospital Universitário de Londrina.

Conforme a denúncia, o fogo atingiu praticamente toda a casa, uma moto e um carro, causando prejuízo de R$ 371.548 mil. Além disso, um passarinho da família morreu e um cachorro ficou ferido.

Diante das informações, o promotor avaliou que a dupla agiu por motivo torpe, pois Valter não aceitava o fim do relacionamento e queria se vingar da ex-companheira e da família dela.

Na denúncia, também consta a informação de que Valter enviou mensagens para a mulher no dia 3 de março, ameaçando ela e dizendo que a “esquartejaria” e que ela poderia “se esconder” e que “a vida dela não lhe pertencia mais”.

A dupla foi denunciada por homicídio qualificado tentado contra maior de 60 anos, por motivo torpe, emprego de fogo e recurso que dificultou a defesa da vítima, além de incêndio majorado e por ferir animais. Valter também foi denunciado por ameaça e dano emocional à mulher.

No momento, Valter está preso preventivamente no estado de São Paulo e Hugo está na cadeia pública de Cambé, no norte do Paraná.

A denúncia já foi recebida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e o caso está sob sigilo.

Casa ficou completamente destruída após o incêndio
Imagens registradas no local mostram que o imóvel ficou completamente destruído e o telhado foi consumido pelas chamas.

Aos bombeiros, testemunhas disseram que o homem utilizou gasolina para atear fogo na casa, onde a ex-mulher estava morando com os pais.

Os bombeiros informaram que o imóvel era uma construção mista, de madeira e alvenaria, e havia muitos materiais recicláveis que podem ter contribuído para o avanço rápido das chamas.

O fogo foi contido pelos agentes do Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Bela Vista do Paraíso. Ao todo, foram necessários cerca de 10 mil litros de água para combater as chamas.

Veja também