O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), como relator do projeto contra facções criminosas e que deve se tornar o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado.
Derrite é secretário de Segurança Pública de São Paulo e está licenciado do cargo.
“Anuncio que o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) será o relator do PL 5582/2025, que veio do governo federal e se transformará no Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil”, disse Hugo.
Como adiantou a âncora Débora Bergamasco, da CNN, Hugo costura uma proposta para resolver o cabo de guerra entre o projeto do governo, o antifacção, e o da oposição, o antiterrorismo.
Após o anúncio, Derrite afirmou que vai apresentar um substitutivo ao projeto, acatando pontos enviados pelo governo federal ao Congresso, mas “introduzir mudanças de extrema importância para criarmos o novo Marco Legal de Combate ao Crime Organizado no Brasil”.
“É hora de deixar o palanque de lado e dar uma resposta efetiva ao grito de socorro da população. Vamos trabalhar para que esse objetivo seja estabelecido”, escreveu em publicação no X (antigo Twitter).
Autor do projeto antiterrorismo, o deputado Danilo Forte (União-CE) afirmou não haver previsão legal para apensar as duas propostas, mas frisou que deve se reunir com Derrite para discutir o desenho do marco legal, dentro da lógica do enquadramento da conduta de grupos que geram terror coletivo.

Comentários
Sistema de comentários em configuração.
Entre em contato conosco para deixar seu comentário.