Inmet emite alerta de tempestade para 221 cidades do Paraná, com ventos intensos de até 100km/h

De acordo com o Inmet, expectativa é de que também haja um declínio de temperatura, de até 5ºC a menos, em algumas regiões do estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para várias regiões do Paraná neste sábado (23). O aviso vale para 221 municípios do estado.

Para as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e parte do Noroeste do Paraná, o instituto emitiu um alerta de perigo, válido até às 10h de domingo (24). Nesses locais, conforme o Inmet, estão previstas chuvas de até 100 milímetros e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Também há previsão para queda de granizo.

Nesses locais, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e estrago em plantações.

Nas regiões Norte, Sudeste, Central e Metropolitana de Curitiba, o alerta é de perigo potencial de tempestade. A previsão é de que chova menos, com expectativa de até 50 milímetros. Os ventos podem chegar até 60 quilômetros por hora e também há previsão para queda de granizo.

De acordo com o Inmet, também está previsto um declínio de temperatura de até 5ºC a menos, nas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sudeste e Metropolitana de Curitiba.

O que diz o Simepar
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental Paraná (Simepar), a mudança no tempo vai acontecer devido a uma frente fria que está em deslocamento pelo oceano. Isso deverá favorecer a formação de instabilidades.

Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, na região Oeste e Sudoeste a previsão é de tempestades mais intensas, com raios e trovoadas e potencial para granizo e ventania.

“Ao longo do domingo, nós teremos condições de instabilidades e aumento na cobertura de nuvens em toda a faixa da metade sul paranaense, com sensação de frio, devido ao deslocamento de uma massa de ar frio sobre o sul do país. Nessas regiões, principalmente no sudoeste e no centro -sul, nós teremos chuvas mais persistentes e, eventualmente, com forte intensidade”, explicou Furlan.

Segundo o meteorologista, a segunda-feira (25) também terá grande instabilidade atuando na metade sul paranaense, principalmente na faixa Central, Centro-Sul e Sudeste. Há previsão de chuva e trovadas ao longo do dia.

No norte do estado, a expectativa é de que as temperaturas continuem elevadas na faixa dos 27ºC a 28ºC.

Veja também