Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Legado do Agro: Copagril lançará programa voltado à sucessão familiar

O objetivo é preparar as famílias para uma transição tranquila e bem-sucedida.

A Copagril compreendendo a relevância da sucessão familiar para seus associados e para o agronegócio, irá lançar amanhã (17) o “Programa Legado do Agro”. Este programa vai além de oferecer conhecimento prático sobre agricultura; ele se concentra em um aspecto fundamental e que muitas vezes é ignorado: o processo de sucessão.

A sucessão familiar nas propriedades rurais é uma transição complexa que abraça o futuro e respeita o passado. É a passagem do legado de uma geração para a outra, assegurando a continuidade dos negócios, dos valores familiares e da herança cultural que moldaram a vida no campo. Este processo é complexo e repleto de desafios, desde questões legais e administração até a gestão eficiente dos negócios e, acima de tudo, a manutenção das relações familiares.

Compreendendo que o sucesso contínuo de nossos associados depende diretamente da capacidade de enfrentar esses desafios, a Copagril, em sua busca contínua por apoiar e fortalecer seus associados, estabeleceu o “Programa Legado do Agro” como uma iniciativa essencial para a prepará-los para a transição.

O programa é composto por três frentes que abrangem tanto os pais quanto os filhos, sendo elas:

Herdeiros do Campo
O primeiro componente do programa, “Herdeiros do Campo,” é um passo importante na jornada de preparação para a sucessão. Em parceria com o Sistema Faep/Senar-PR, o objetivo do programa é despertar as famílias para a importância do planejamento sucessório da propriedade rural, bem como, oferecer ferramentas jurídicas, conhecimento sobre governança, gestão de negócios e construção de relações familiares sólidas.

O programa terá carga horaria de 46 horas, que serão distribuídas ao longo de 7 encontros.

O objetivo é preparar as famílias para uma transição tranquila e bem-sucedida. Cada família participante receberá orientação individual, reconhecendo a singularidade de suas circunstâncias, ajudando a consolidar o legado rural que está sendo passado adiante.

Cooper Júnior
O segundo componente, “Cooper Júnior,” é destinado aos jovens com idade entre 13 e 15 anos das famílias de associados, que representam o futuro do setor. Neste programa, adolescentes aprenderão sobre cooperação, cidadania, ética e liderança, valores que são essenciais para a continuidade do negócio de suas famílias.

Os jovens participarão de 10 encontros presenciais aso sábados, com duração de 4 horas cada. Os participantes que tiverem uma frequência maior que 80% serão convidados a participar de uma viagem de imersão com muita diversão e conhecimento ao final do programa.

A Copagril está investindo no desenvolvimento das próximas gerações para garantir que elas estejam preparadas para assumir responsabilidades em suas propriedades com uma base sólida de valores cooperativos.

AGROINOVA: Inovação no Agronegócio
O terceiro componente é o “AGROINOVA,” concentrado em desvendar a verdadeira natureza da inovação, sua aplicação prática e importância para o agronegócio.

A inovação é uma ferramenta fundamental e valiosa para a melhoria da competitividade e a transformação dos negócios rurais. Este programa oferece informações valiosas sobre como aplicar a inovação de maneira prática, destacando a diversificação de produtos, a adoção de novas tecnologias e processos, bem como a ênfase na qualidade e segurança alimentar.

O programa contempla seis trilhas de aprendizado; participação de startups de inovação e palestras com especialistas. Cada encontro terá duração de quatro horas, e visa aprofundar e desvendar os mistérios em torno da inovação no agronegócio.

O “Programa Legado do Agro” é uma iniciativa que reconhece a importância da sucessão familiar e a necessidade de preparação. A Copagril acredita que a força das famílias rurais é o alicerce de um agronegócio próspero. Portanto, ao investir em nossos associados e suas famílias, estamos assegurando um legado sólido e uma base para o futuro do campo.

Não perca a oportunidade de participar destes programas que podem fazer a diferença na sua jornada. Entre em contato com o setor de Cooperativismo da Copagril pelo telefone: (45) 3284-7500, ramais 7943 / 7945, ou dirija-se à Loja Agropecuária mais próxima de você.

Inscreva-se e faça parte desta jornada de sucesso! Esperamos ansiosamente por você e sua família.

Com Assessoria

Veja também

Últimas Noticias