A Fomento Paraná, instituição financeira do governo do estado, disponibiliza crédito especial para apoiar e agilizar a recuperação de atividades comerciais e de serviços, em localidades que decretam situação de emergência. Marechal Cândido Rondon foi um dos municípios beneficiados, em virtude da decretação de estado de emergência em decorrência da epidemia de dengue.
A linha emergencial, que esteve disponível por 90 dias (até o dia 06 de agosto), permitiu a concessão de crédito em condições especiais para empreendedores formais, informais, MEIs e micro e pequenas empresas. O programa conta com subsídio do governo do estado, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que possibilitou fixar taxas a partir de 7,17% ao ano (0,58% ao mês) e condições de prazo de carência e pagamento estendidos.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, no total foram assinados 239 contratos nos dois pontos de atendimento da prefeitura, que totalizaram R$ 2.938.000,00 em recursos. “A Fomento Paraná, com a oferta da linha de crédito emergencial, busca contribuir na manutenção ou restauração da economia de locais afetados por intempéries diversas ou questões sanitárias que afetam sensivelmente as atividades econômicas, impactando na renda e nos empregos. Parabenizamos o trabalho realizado pelos agentes de crédito nos pontos de atendimento da Fomento Paraná no Módulo Empresarial e na Agência do Trabalhador (SINE).
Foram quase R$ 3 milhões injetados na economia local, o que é muito importante”, salientou Reinar.