oktober marechal
Início / Política

Lula e Trump se reúnem e redução das tarifas às exportações brasileiras avança

Encontro de 45 minutos ocorreu na Malásia e autoridades brasileiras avaliaram o encontro como "ótimo e satisfatório".

Lula e Trump se reúnem e redução das tarifas às exportações brasileiras avança
Foto: (Foto: Ricardo Stucker/PR)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o chefe do executivo dos EUA, Donald Trump, se reuniram na madrugada de domingo (26), na Malásia. As autoridades brasileiras apontaram que a reunião foi “ótima e satisfatória” e que a negociação para a redução das tarifas às exportações do Brasil aos norte-americanos deve avançar nas próximas semanas.

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, postou Lula no X, antigo Twitter.

Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu entrevista coletiva na Malásia, após a reunião, e confirmou que representantes do Brasil e dos EUA se reunirão nas próximas semanas para negociar a redução nas tarifas.

“A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva, e nós esperamos, em pouco tempo, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, revelou o ministro em entrevista a jornalistas”, pontuou Vieira.

O ministro ainda pontuou que, ainda neste domingo, um novo encontro entre representantes dos dois países deve ser realizado.

Além disso, Vieira ainda detalhou que Lula e Trump podem realizar nos próximos anos visitas oficiais nos EUA e Brasil, respectivamente.

“O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o Lula aceitou, e disse que irá, com prazer, aos EUA no futuro”, finalizou o ministro.

Até o fechamento dessa matéria, o Governo dos EUA, bem como qualquer representante da equipe governamental de Trump, se posicionou sobre o encontro entre os presidentes. Mas, durante a parte aberta à jornalistas da reunião, o líder norte-americano destacou o potencial comercial das duas nações.

“Eles podem oferecer muito, nós podemos oferecer muito. E isso é bom para os dois países”, afirmou Trump.

Comentários

Primato