O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, detalhou nesta quinta-feira as novas regras para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS, durante o programa Bom Dia, Ministro da EBC, a Empresa Brasil de Comunicação.
A partir de janeiro, os segurados que começarem a receber o benefício podem solicitar o consignado antes do prazo de 90 dias no banco onde será pago o benefício.
Para as demais instituições, que não fazem o pagamento da folha, a oferta só poderá ser feita 90 dias depois da concessão do novo benefício.
De acordo com o ministro, uma espécie de licitação está sendo feita para que novos bancos tenham o direito de pagar os benefícios.
Segundo Lupi, o beneficiário também terá vantagens com as novas regras. Outro destaque foi a revisão dos benefícios por incapacidade, que ocorre a cada dois anos.
Lupi informou que a adoção da ferramenta Atestmed agilizou a concessão do auxílio-doença, reduzindo o tempo médio de 394 para 62 dias.
Segundo o ministro, os gastos com benefícios por incapacidade temporária caíram de R$ 34,3 bilhões de janeiro a julho do ano passado para R$ 25,8 bilhões no mesmo período deste ano.
Perguntado sobre uma possível nova reforma da previdência para melhorar as contas do INSS, Lupi disse que é contra.