Uma próstata gigante pesando quase um quilo foi removida de um idoso de 79 anos pela equipe médica do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba, referência em procedimentos urológicos no Brasil.
A cirurgia foi destaque na medicina nacional. O paciente, diagnosticado com hiperplasia de próstata benigna, ou seja, aumento da próstata, estava com o órgão pelo menos 2.900% maior do que o normal.
De acordo com a equipe médica, o volume normal da próstata é de apenas 30 gramas, mas o órgão removido do paciente pesava 900 gramas.
A cirurgia para a remoção da próstata gigante foi realizada pelo cirurgião urológico Thiago Hota, com apoio dos cirurgiões Luiz Edison Slongo, Alexandre Cavalli e Carlos Woidello. “Esta se configura como a maior cirurgia de HoLEP do país e talvez do mundo”, destaca Hota.
Hiperplasia da próstata: diagnóstico, sintomas e cirurgia
O diagnóstico da hiperplasia de próstata, ou aumento da próstata, acontece pelo aumento do órgão. A condição afeta pelo menos 50% dos homens a partir dos 60 anos de idade, e atinge mais de 90% daqueles que passam dos 80 anos.
Entre os principais sintomas estão: dificuldade para urinar ou esvaziar a bexiga, gotejamento de urina, incontinência, sensação de urgência, aumento da frequência urinária à noite, além de dor e diminuição da força do jato urinário.
O tratamento usado pelos especialistas, assim como foi no caso registrado em Curitiba, é a Enucleação Endoscópica da Próstata (HoLEP), procedimento minimamente invasivo com uso de laser.
Atualmente este é o ‘padrão ouro’ no tratamento do aumento da próstata por permitir tratar todos os tamanhos de órgão de forma endoscópica, pelo canal da uretra, reduzindo os riscos de complicações.
Além disso, traz mais benefícios ao paciente, como a redução do tempo de internamento, tempo de uso de sonda e o risco de retorno da doença por exemplo.
Com informações do Massa News