Mulher morre após telefone do Samu ficar fora do ar e família não conseguir acionar socorro, no Paraná

Informação é do próprio Samu, que afirma que falhas nas operadoras de telefonia estão provocando instabilidades na rede do telefone 192.
(Foto: Luiz Fernando Cerni/Oeste Notícias/Arquivo)

Uma mulher que fazia tratamento oncológico morreu após o telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficar fora do ar e a família dela não conseguir acionar o socorro. A situação aconteceu na sexta-feira (5) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

A informação é do próprio Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), responsável pelo serviço na cidade.

O órgão afirma que o telefone está apresentando instabilidades devido a falhas nas operadoras de telefonia, e que outros números de emergência também foram afetados, como os da Polícia Militar (190) e o do Corpo de Bombeiros (193).

“Familiares de uma paciente em tratamento oncológico tentaram acionar o serviço de urgência por meio do número 192. Naquele momento, houve instabilidade geral nos serviços de telefonia de três dígitos em todo o município, afetando simultaneamente os números 190, 192 e 193, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento”, detalhou o CimSamu, em nota divulgada nas redes sociais.

O órgão também disse que, assim que o chamado foi efetivamente recebido pela Central de Regulação de Urgências (CRU), uma equipe foi acionada para ir até a vítima.

No entanto, quando eles chegaram na casa, a mulher já havia morrido. O nome e a idade dela não foram revelados.

“Manifestamos nossa solidariedade e profundo pesar à família neste momento de dor. Reiteramos que o Samu mantém seu compromisso permanente com a qualidade, a eficiência e a responsabilidade nos atendimentos de urgência e emergência, atuando de forma ininterrupta em benefício da população”, finaliza o texto.

Ao g1, a assessoria do CimSamu disse, neste sábado (6), que embora diversas chamadas tenham sido recebidas normalmente, há indícios de que parte dos acionamentos não foi concluída com êxito em razão da instabilidade da rede.

“Ressalta-se que o problema envolve mais de uma operadora de telefonia, o que amplia o impacto sobre os serviços de emergência. Por não se tratar de uma queda total, não é possível determinar com exatidão o início ou o fim do período crítico, tampouco quantificar as tentativas de chamadas que não se concretizaram. Até o momento, o único caso formalmente registrado de tentativa de contato sem sucesso refere-se à paciente em tratamento oncológico”, destacou.

O g1 questionou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se eles estão a par da situação e o que pode ser feito para solucionar o problema e aguarda resposta.

📞Telefone alternativo do Samu em Ponta Grossa
O CimSamu informa que, em situações de urgência e emergência, caso o número 192 apresente instabilidade, o serviço pode ser acionado em Ponta Grossa e região por um contato alternativo: (42) 3030-0192.

📄Notas completas do Samu
Leia abaixo, as notas completas divulgadas pelo CimSamu:

Nota oficial divulgada nas redes sociais do órgão
“O Consórcio Intermunicipal SAMU – Campos Gerais informa que, no dia 5 de setembro de 2025, foi registrada uma ocorrência em que familiares de uma paciente em tratamento oncológico tentaram acionar o serviço de urgência por meio do número 192.

Naquele momento, houve instabilidade geral nos serviços de telefonia de três dígitos em todo o município, afetando simultaneamente os números 190, 192 e 193, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento. Assim que o chamado foi efetivamente recebido pela Central de Regulação de Urgências (CRU), uma equipe foi prontamente mobilizada.

Infelizmente, a paciente já havia evoluído a óbito antes da chegada da equipe. Manifestamos nossa solidariedade e profundo pesar à família neste momento de dor.

Reiteramos que o SAMU mantém seu compromisso permanente com a qualidade, a eficiência e a responsabilidade nos atendimentos de urgência e emergência, atuando de forma ininterrupta em benefício da população”.

Nota complementar enviada ao g1
“O CimSamu reitera que a instabilidade telefônica registrada em 05/09/25 decorreu de falhas nas operadoras de telefonia. Embora diversas chamadas tenham sido recebidas normalmente pelo sistema do Samu na região, há indícios de que parte dos acionamentos não foi concluída com êxito em razão da instabilidade da rede. Ressalta-se que o problema envolve mais de uma operadora de telefonia, o que amplia o impacto sobre os serviços de emergência.

Por não se tratar de uma queda total, não é possível determinar com exatidão o início ou o fim do período crítico, tampouco quantificar as tentativas de chamadas que não se concretizaram. Até o momento, o único caso formalmente registrado de tentativa de contato sem sucesso refere-se à paciente em tratamento oncológico, já informado em nota divulgada na sexta-feira (05).

O CimSamu informa ainda que, em situações de urgência e emergência, caso o número 192 apresente instabilidade, também está disponível o contato alternativo (42) 3030-0192, que deve ser utilizado sempre que houver dificuldade de acesso”.

Veja também