Data Atual

Munícipes com sintomas de dengue devem procurar o Centro de Saúde Lídia Boll, alerta a Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde também orienta que os munícipes adotem o uso de repelente contra o mosquito, pois, essa proteção, impede que o mosquito infectado pelo vírus da dengue transmita a doença para outra pessoa.
Nestes primeiros 15 dias de janeiro, 06 casos de dengue foram confirmados em Nova Santa Rosa, conforme a coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Kelly Wiederkehr. Porém, esse número pode ser ainda maior, por conta da falta de procura de atendimento médico no Centro de Saúde Lídia Boll por parte dos munícipes com sintomas de dengue. Os números foram apresentados durante reunião realizada na terça-feira (14) pela secretária de Saúde, Dra. Lilian Fischer Muller, com os agentes de endemias.
De acordo com a secretária, é importante salientar que quem estiver com sintomas de dengue, deve procurar a unidade de saúde, para que possa receber os devidos cuidados e, também, facilitar a identificação da região da cidade onde o caso foi positivado. “Nós sabendo onde foi confirmado o caso positivo, o Setor de Endemias poderá ir diretamente ao endereço para que seja feito o bloqueio de raio de até 900 metros, com bomba costal motorizada passando inseticida e eliminando os focos do mosquito. Se o paciente não nos procurar, nós não conseguimos chegar diretamente no problema. Essa é a contribuição da população para controlar a doença, evirando aumentar o número de casos”, explica.
Vale lembrar que a coleta do exame para confirmar ou não a dengue é gratuito e é feito no Setor de Vigilância Epidemiológica, mas, antes disso, quem estiver com sintomas, deve procurar a unidade de saúde do centro, passar por uma triagem e se for confirmada a suspeita de dengue, o paciente será encaminhado para um dos médicos que atendem ali mesmo, com o médico especial para as demandas. “Lembrando que essa consulta não passa pelo médico da sua área, pois temos um médico que atende demanda e outro que atende a área territorial do paciente. Ele será direcionado ao médico que tem menos pacientes no momento”, conclui.
USO DE REPELENTE
A Secretaria de Saúde também orienta que os munícipes adotem o uso de repelente contra o mosquito, pois, essa proteção, impede que o mosquito infectado pelo vírus da dengue transmita a doença para outra pessoa.
TRABALHO CONTÍNUO
Os agentes de endemias fazem um trabalho contínuo de vistoria das casas e empresas do município para eliminarem os focos de dengue e, orientam os moradores quando há necessidade de manter limpo o seu imóvel.
Para prevenir e combater a dengue, é importante:
• Evitar a água parada em pneus, latas, garrafas, vasos e outros objetos
• Limpar regularmente a caixa d’água e mantê-la fechada
• Verificar as calhas e retirar folhas, galhos e outros objetos que impeçam a água de correr
• Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada
• Eliminar entulhos do quintal
• Trocar com frequência a água do pote do animal de estimação
• Cobrir piscinas que não estiverem em uso
• Tampar os ralos
• Usar repelentes para evitar as picadas dos mosquitos

Veja também