Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Agricultura Mercado

Soja: o que vai merecer a atenção do produtor na semana que vem

Clima no Brasil e demanda chinesa centralizam atenções.

09/10/2021 às 17h10
Por: Redação Fonte: Agência Safras
Compartilhe:
Agência Safras
Agência Safras

Acompanhe abaixo os fatos que deverão merecer a atenção do mercado de soja na semana que vem. As dicas são do analista da Safras Consultoria, Luiz Fernando Gutierrez Roque:

  • Os players do mercado da soja permanecem com as atenções voltadas para o clima para o avanço dos trabalhos de plantio e desenvolvimento inicial da nova safra brasileira. A evolução da colheita nos EUA e sinais de demanda chinesa pela soja norte-americana também chamam a atenção. Fechando o quadro de fatores, o mercado aguarda pelo relatório de oferta e demanda de outubro do USDA, que pode trazer novidades importantes.
  • O retorno da umidade para os principais estados produtores do Brasil tem incentivado os produtores a avançarem com os trabalhos de plantio da nova safra. As máquinas começam a avançar em ritmo acelerado nos estados da faixa central e parte da região Sul. Alguns estados do Norte e do Nordeste também começam a registrar as primeiras movimentações.
  • As previsões climáticas apontam para grandes acumulados de precipitações nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste nos próximos 7 dias, o que embora seja favorável para as lavouras já semeadas pode impedir um melhor avanço das máquinas em alguns estados. De qualquer maneira, é importante estarmos vendo o retorno das chuvas para todo o país, visto a necessidade de recuperação da umidade dos solos, principalmente nos estados da faixa central. As condições para um bom desenvolvimento inicial das lavouras brasileiras estão melhorando.
  • Nos EUA, os trabalhos de colheita da nova safra continuam avançando em ritmo acelerado, acima da média normal para esta época do ano. O clima pouco úmido tem possibilitado um bom avanço das máquinas. As previsões climáticas apontam para chuvas um pouco mais volumosas nos próximos dias na metade norte do cinturão, o que pode impedir um melhor avanço dos trabalhos. Apesar disso, não devemos ter problemas relevantes durante a colheita. A entrada da nova safra dos EUA traz uma pressão adicional para Chicago.
  • Nesta última semana, não foram anunciadas novas vendas de soja dos EUA para a China devido aos feriados no país asiático. Já nos próximos dias, com o retorno das atividades, novas vendas devem ocorrer.
  • O relatório do USDA de outubro, que será divulgado no próximo dia 12, certamente trará muita agitação para o mercado. Após o USDA surpreender em seu relatório de estoques trimestrais, os players esperam por ajustes importantes nos números de oferta e demanda dos EUA, o que pode mudar o panorama do mercado. A tendência é o USDA trazer ajustes positivos em números de produção e de estoques, o que pode ser negativo para Chicago. Esperamos muita volatilidade após o relatório.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Santa Rosa - PR Atualizado às 13h53 - Fonte: ClimaTempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 23°

Dom 23°C 13°C
Seg 24°C 12°C
Ter 24°C 13°C
Qua 24°C 11°C
Qui 26°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias