Quarta, 19 de Janeiro de 2022
28°

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Agricultura Situação do mercado

Soja: fique alerta aos fatos importantes dos próximos dias

Clima sul-americano e demanda chinesa fazem parte dos destaques; acompanhe as perspectivas para o grão

04/12/2021 às 18h37
Por: Redação Fonte: Agência Safras
Compartilhe:
Agência Safras
Agência Safras

Acompanhe abaixo os fatos que deverão merecer a atenção do mercado de soja na semana. As dicas são do analista de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque:

  • Os players do mercado da soja mantêm as atenções voltadas para o clima para o desenvolvimento das lavouras da nova safra sul-americana. Além disso, o mercado também acompanha os movimentos da demanda chinesa no mercado internacional. Fechando o quadro de fatores, pelo lado financeiro os mercados acompanham o avanço da nova variante da Covid-19 ao redor do mundo e seus possíveis impactos sociais e econômicos.
  • Com os trabalhos de plantio virtualmente finalizados no Brasil, até o momento as lavouras da nova safra se desenvolvem bem em todos os estados, sem registro de problemas relevantes. Apesar disso, começa a haver preocupações com relação às previsões climáticas para as próximas semanas na Região Sul. Os mapas apontam para poucas chuvas ao longo de dezembro e início de janeiro nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o que se confirmado pode trazer problemas de desenvolvimento para as lavouras.
  • Já os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, além dos estados das regiões Norte e Nordeste, devem receber grandes acumulados de precipitações nas próximas duas semanas, o que também traz alguma preocupação devido à baixa luminosidade e excesso de umidade. De qualquer forma, ainda é cedo para se trabalhar com perdas produtivas na nova safra brasileira, mas o alerta deve continuar ligado nas próximas semanas e Chicago parece já se posicionar frente à esta incerteza.
  • Na Argentina, os trabalhos de plantio avançam em bom ritmo e já atingem metade da área esperada. Até o momento, as lavouras também se desenvolvem bem na maioria das províncias. As previsões apontam para duas semanas de umidade razoável na Zona Núcleo, o que deve continuar sendo positivo para as lavouras.
  • Nesta última semana, novas vendas de soja dos EUA para a China foram anunciadas, o que voltou a trazer suporte para os contratos futuros em Chicago. À medida em que nos aproximamos da colheita no Brasil, estes anúncios devem começar a ser menos frequentes, mas ainda esperamos por algumas semanas de novas vendas.
  • No lado financeiro, dúvidas com relação aos impactos econômicos que a nova variante da Covid-19 pode trazer ao redor do mundo devem continuar trazendo volatilidade para os mercados nos próximos dias, o que inclui o mercado de commodities.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Santa Rosa - PR Atualizado às 22h17 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 39°C 24°C
Seg 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias