Quarta, 19 de Janeiro de 2022
29°

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Saúde Paraná

Estado debate estratégias de saúde pública com secretários municipais do Vale do Ivaí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (7) uma reunião com secretários municipais da região do Vale do Iv...

07/12/2021 às 16h00
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SESA
Foto: SESA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (7) uma reunião com secretários municipais da região do Vale do Ivaí. Na pauta, os gestores conversaram com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e apontaram conquistas e dificuldades que cada município passou durante este ano e quais são as perspectivas para o próximo.

Os gestores trataram da perspectiva de atendimento nos hospitais da região, das demandas por parte da população, da compra de equipamentos, além dos efeitos que surgirão a partir de agora na saúde pública. O assunto de destaque discutido pelo grupo foi a Saúde Mental e a importância em fortalecer a assistência na região.

Beto Preto também apresentou o panorama das ações do Estado neste período da pandemia e agradeceu o empenho dos municípios na vacinação contra a Covid-19, que tem sido um diferencial no Paraná. Para o secretário, encontros como esse são muito produtivos para alinhar estratégias e discutir demandas comuns, com o auxílio do Estado, especialmente na política de regionalização adotada pelo Governo.

“Temos feito alguns encontros com secretários de várias regiões do Paraná. Quero agradecer os prefeitos, secretários municipais, a todas as equipes que não param de trabalhar nos últimos meses”, enfatizou Preto.

O Vale do Ivaí representa mais de 300 mil habitantes nos municípios de Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

O presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da 16ª Região (Cresems) e secretário Municipal de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Jr, esteve presente e falou sobre a expectativa de mais investimentos na região.

“Temos a discussão da implantação de um CAPS III em Jandaia do Sul, que já é referência na especialidade de Saúde Mental, da implantação de vagas no Hospital Regional, e de um CAPS infantil no município de Arapongas. Sempre tivemos o apoio do Estado nas ações não só durante a pandemia. Agora saímos ainda mais fortalecidos”, disse Paludetto.

PRESENÇAS– Além dos secretários municipais, estiveram presentes na reunião profissionais e coordenadores da saúde, vereadores da região, apoiadores e o presidente do Conselho de secretarias municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivoliciano Leonarchik, e o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcello Machado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Santa Rosa - PR Atualizado às 21h57 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 39°C 24°C
Seg 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias