Segunda, 16 de Maio de 2022 16:06
45 9 98504094
Municípios Destaque

Marechal Rondon terá a primeira unidade de coleta fixa de sangue do Paraná

Obra será de 70 metros quadrados, contemplando todo o ciclo envolvendo doação de sangue. Unidade local será referência em âmbito estadual

09/12/2021 21h38
Por: Redação Fonte: Assessoria
Divulgação
Divulgação

Nesta quinta-feira (09), o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, e a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, estiveram reunidos com uma comitiva do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e do Hemocentro de Cascavel.

A finalidade foi uma visita técnica à futura sede da unidade de coleta de sangue do Hemepar no município, que, segundo informado às autoridades locais e ao presidente da Associação Sangue Bom, Wilmar Güttges, deve se tornar referência em âmbito estadual.

Integraram a comitiva, a diretora-geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza; o diretor do Hemocentro de Cascavel, Robson Antonio Bassi; e a diretora-técnica, Loriley Keila Rocha.

Projeto-piloto

A diretora-geral do Hemepar, Liana de Souza, enaltece que a futura unidade de coleta estará ligada ao Hemocentro Regional Cascavel e contará com mais de 70 metros quadrados, distribuída em recepção, triagem e coleta, ou seja, com todo o ciclo para atender Marechal Rondon e os municípios vizinhos.

“Esta será a primeira estrutura do Paraná a ser contemplada com uma unidade de coleta fixa, pois não temos isso em nenhuma das 23 unidades da Hemepar. Trata-se, portanto, de uma obra importante, que servirá de piloto e exemplo para que o projeto seja replicado em Curitiba, Londrina, Maringá e outros locais no estado”, evidencia Liana.

Ela informa que o Hemepar possui demandas muito grandes de doadores. “Temos voluntários fidelizados que se deslocam a Toledo ou Cascavel. Assim sendo, uma unidade de coleta em Marechal Rondon será benéfica à comunidade local e da região, cujo acesso facilitado se tornará um incentivo à doação de sangue”, pontua. 

Compromisso

A unidade de coleta estará situada anexo ao Centro Integrado de Saúde (CIS), que passa por reforma. Enquanto isso, o governo do estado treinará os funcionários cedidos pela administração local, e assinará o termo de cooperação autorizando a coleta de sangue por parte do município.

Atualmente, a Associação Sangue Bom, mantida pelo Lions Clube Marechal Rondon, encaminha doadores semanalmente até Toledo ou Cascavel para aumentar o estoque de sangue na região Oeste.

A comitiva também analisou o termo de cooperação técnica, a ser firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o governo do estado.

Nesta parceria, Marechal Rondon terá como responsabilidades: o espaço físico e disponibilizar servidores. Já ao estado caberá a compra de insumos, fracionamento de sangue, capacitações, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marechal Cândido Rondon - PR

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 52.379 habitantes.
Nova Santa Rosa - PR
Atualizado às 16h00 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 16°

16° Sensação
23.1 km/h Vento
50.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Geada
Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias