Quarta, 19 de Janeiro de 2022
27°

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Municípios Crise

Quatro Pontes decreta situação de emergência por conta da crise hídrica no município

O prefeito em exercício, Tiago Hansel, afirma que é muito sério o período de seca que o Paraná vivencia.

05/01/2022 às 13h15
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Vanderleia Kochepka
Foto: Vanderleia Kochepka

Solidarizando-se com as pessoas que mais sofrem com o período de estiagem, o prefeito em exercício, Tiago Hansel, assinou hoje (05) o decreto em que o Município de Quatro Pontes adere ao decreto nº 10.002/2021, publicado no último dia 30 de dezembro pelo Governo do Estado, o qual declarou que todo o Paraná encontra-se em “Situação de Emergência” causada pela crise hídrica decorrente da falta de chuvas nos últimos dois anos. O documento será publicado no Diário Oficial no final da tarde desta quarta-feira, podendo ser acessado no site www.quatropontes.pr.gov.br. 

No decreto municipal nº 005/2022, o Município de Quatro Pontes declara, então, a existência de situação anormal provocada por desastre, na espécie estiagem hídrica, culminando com a caracterização de “Situação de Emergência”, válida em todo o território do município. Ainda confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob a coordenação da Comissão de Defesa Civil (COMDEC) de Quatro Pontes, e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real desse desastre. O decreto vigorará por 30 dias.

O prefeito em exercício, Tiago Hansel, afirma que é muito sério o período de seca que o Paraná vivencia. “Toda a nossa região está sofrendo. E Quatro Pontes depende na sua totalidade da agricultura e da economia do agronegócio. Entramos em contato com órgãos responsáveis e entendemos a necessidade de decretar estado de emergência. Ficamos à disposição da nossa população”, enfatiza.  

Safra Paraná

Em um novo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) a safra de soja do Paraná na temporada 2021/22 foi reduzida em mais de cinco milhões de toneladas. A colheita agora está estimada em 13,1 milhões de toneladas. Isso indica uma queda de quase 38% em relação às projeções iniciais de cerca de 21 milhões de toneladas. A redução se dá em função dos impactos do clima nas lavouras. A estiagem fez algumas lavouras reduzirem o ciclo de 120 pra 90 dias. Algumas regiões, como o Oeste, colhem apenas uma média de oito sacas por hectare. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marechal Cândido Rondon - PR
Marechal Cândido Rondon - PR
Sobre o município Marechal Cândido Rondon é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 52.379 habitantes.
Nova Santa Rosa - PR Atualizado às 23h37 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 39°C 24°C
Seg 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias