Quarta, 08 de Dezembro de 2021
16°

Tempo aberto

Nova Santa Rosa - PR

Agricultura Caso Raro

Vaca de três cores: especialista diz o que pode estar por trás deste mistério

Muitos disseram que era montagem, então fiz um vídeo para comprovar a pelagem exótica, diz zootecnista que registrou pelagem rara

19/02/2021 às 05h00 Atualizada em 20/02/2021 às 20h27
Por: Redação Fonte: Canal Rural
Compartilhe:
Foto: André Junqueira
Foto: André Junqueira

Era para ser mais um dia comum de trabalho na vida do zootecnista André Junqueira, mas um fato raro chamou sua atenção. Durante um serviço de acasalamento em vacas feito em uma fazenda no município de Mairipotaba (GO), Junqueira se deparou com uma vaca holandesa de três cores.

“Na mesma hora que vi o animal, resolvi tirar uma foto e postei em grupos de Whatsapp. Deu uma repercussão enorme nas minhas redes. Muitos disseram que era montagem, então fiz um vídeo para comprovar a pelagem exótica”, conta. Em seu perfil do Instagram, o vídeo com o animal rendeu mais de 2.000 visualizações em poucas horas. Veja abaixo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por André Junqueira (@andrejunqueira_anj)

Na postagem, Junqueira faz questão de comprovar a pelagem rara da vaca no vídeo. “Muitos falaram que era fake, Photoshop… Enfim realmente uma pelagem rara que que consegui registrar a imagem para mostrar as adversidades de quem está na estrada encontra”, escreveu.

Em outro comentário, um internauta se mostra surpreso ao ver a vaca de três cores. “Só acredito porque foi você quem postou [o vídeo]”.

Segundo o zootecnista, na fazenda, ninguém sabe a origem do animal, que foi resultado de uma compra aleatória pelo proprietário. Ainda de acordo com ele, até a publicação da foto na internet, ninguém na propriedade havia reparado na coloração diferente do animal.

O que provoca essa condição na vaca?

Segundo Maíza Scheleski da Rosa, doutoranda em produção animal com ênfase em melhoramento genético animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como não há informações sobre a origem da vaca, a principal hipótese é de que se trata de um caso de quimerismo, uma condição genética mais comum em outros animais, como gatos, que nascem com duas cores diferentes.

De acordo com a especialista, essa condição é rara em bovinos. “Em todos os meus anos de pesquisa ainda não presenciei um caso como este em uma vaca”, comenta.

A especialista complementa que o quimerismo é a presença de dois materiais genéticos diferentes em um único indivíduo. Ela explica que essa alteração rara pode ocorrer de diferentes formas. Uma delas é conhecida como quimerismo natural. “Seria como se a vaca estivesse dando origem a dois embriões diferentes (um com pelagem vermelha e branca e outro com pelagem preta e branca) e esses embriões viessem a se unir (durante a divisão celular) formado um único embrião com as três pelagens”.

Maiza ainda ressalta que outra possibilidade de ocorrer essa alteração na pelagem é quando o feto absorve células da mãe. “Neste caso da vaca de três cores, o feto poderia ser preto e branco e absorveu as células da mãe que era vermelha e branca. Outra situação para isso ter acontecido é de que a vaca estaria dando origem a gêmeos de pelagens diferentes, onde um dos fetos veio a morrer e o feto sobrevivente absorveu algumas das suas células”, diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Santa Rosa - PR Atualizado às 05h59 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 33°

Qui 34°C 14°C
Sex 35°C 15°C
Sáb 33°C 18°C
Dom 24°C 17°C
Seg 39°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias