Sábado, 19 de Junho de 2021 10:20
45 9 98504094
Municípios Saúde

Casos de dengue sobem para seis em Quatro Pontes

Os dados são de quinta-feira (06).

07/05/2021 17h53
Por: Redação Fonte: Assessoria
Divulgação
Divulgação

O número de casos positivos de dengue teve aumento em Quatro Pontes, passando de dois para seis. O boletim, atualizado pelo Setor de Epidemiologia, também registra 32 pessoas notificadas, 11 no aguardo de resultado de exames, três em investigação e 15 descartados. Os dados são de quinta-feira (06).

O mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, se prolifera quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, como nos pratinhos de vasos de plantas, caixas d’água e reservatórios destampados, garrafas plásticas, calhas, baldes com água de chuva, entre outros, explica o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert. “Há tempo reforçamos a população que a principal medida de prevenção é a eliminação dos pontos que podem acumular ou empoçar água e se transformar em criadouros do mosquito. O cenário da pandemia do novo coronavírus já é preocupante e precisamos evitar a presença de mais um agravante, caso da dengue. É muito mais fácil controlar a dengue, mas todos precisam colaborar, acabando com os focos do mosquito nos ambientes domésticos, principalmente”, aponta. 

No final do mês passado, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, e a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes promoveram um arrastão contra a dengue envolvendo vários servidores no trabalho de coleta. O resultado foi o recolhimento de 15 cargas de materiais inservíveis com caminhão caçamba e veículo Strada. Na última semana, por sua vez, foi realizada ação de bloqueio em vários pontos da cidade através de UBV Costal para o controle do mosquito.

As agentes de endemias, Daiane Schroder e Marciane Kollett, também alertam sobre os cuidados diários em quintal e terrenos baldios, pois muitos focos e larvas continuam sendo encontrados. “Também pedimos aos construtores que sempre verifiquem se há água parada em vasilhames, utensílios, tambores e/ou betoneiras e os mantenham virados, sobretudo se ficarem por dias sem uso. Nas obras em fase de acabamento, é necessário tampar todos os ralos. Restos de embalagens, como baldes de massa corrida, plásticos e sacos de cimento, devem ser eliminados, pois todos servem de criadouros. Além disso, restos de comida em marmitas devem ser separados e destinados ao lixo comum”, orientam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Quatro Pontes - PR
Nova Santa Rosa - PR
Atualizado às 10h13 - Fonte: Climatempo
14°
Chuva

Mín. 11° Máx. 15°

14° Sensação
4.4 km/h Vento
95% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias