Novas leis de apoio à cultura são sancionadas em Toledo

O secretário municipal da Cultura, Gabriel Furlan, reforçou que os avanços na legislação fortalecem ainda mais a vocação cultural da cidade.

Na tarde desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Toledo foi palco da sanção de um conjunto de leis que fortalecem a área cultural e educacional do município. O ato foi conduzido pelo prefeito Mario Costenaro, ao lado do vice-prefeito Lucio De Marchi, vereadores e representantes da sociedade civil.

Entre as legislações sancionadas estão a alteração da lei que cria o Programa de Incentivo à Cultura, a instituição da Semana do Cosplay no calendário oficial do município e a declaração de utilidade pública do CTG Estância da Liberdade — que era o único ainda sem esse reconhecimento. Além dessas medidas voltadas à Cultura, também foi sancionada a lei que implanta a Semana da Conscientização Digital nas escolas municipais.

Durante o evento, o prefeito Mario Costenaro ressaltou o significado da iniciativa para a consolidação da cultura local. “O que a gente preza em Toledo é por um ambiente de diálogo, com descontração, mas sem perder a seriedade do momento. Esta tarde é especial porque marca um passo a mais na valorização da cultura em nossa cidade. Isso é um processo, é valorizar Toledo como um todo, e isso me deixa muito feliz”, afirmou o gestor.

O vice-prefeito Lucio De Marchi destacou a relevância das novas leis para a identidade de Toledo. “Projetos como esses, que vêm do prefeito e dos vereadores, se somam à cultura e à educação. Eles incrementam ainda mais o que já é referência em Toledo, que é a nossa vocação cultural e educacional”, disse.

Os vereadores também ressaltaram a importância das medidas. Para Jairo Cerbarro, os dispositivos aprovados tornam mais ágil e transparente a execução das políticas culturais. “Essas leis criam mecanismos que facilitam a vida da gestão pública, desde a contratação até a divulgação das ações culturais”, comentou.

Já o vereador Bruno Radunz destacou o papel central da cultura no desenvolvimento social. “Não estamos criando empecilhos, mas sim atalhos para que a cultura de Toledo seja fortalecida. A cultura e a educação são o baluarte de uma civilização, sem elas nós não somos ninguém. Ao investir nessas áreas, resolvemos grande parte dos problemas da sociedade”, afirmou.

Reconhecimento do CTG – O reconhecimento do CTG Estância da Liberdade como utilidade pública foi celebrado pelo patrão da entidade, Joseval Ticão, que agradeceu o apoio da Câmara e da Prefeitura.

“É uma conquista histórica. A partir desse reconhecimento municipal, teremos condições de buscar novos incentivos em nível estadual e federal. Isso nos fortalece como entidade e dá ainda mais força para que Toledo realize a maior Semana Farroupilha do Paraná fora do Rio Grande do Sul”, destacou.

O secretário municipal da Cultura, Gabriel Furlan, reforçou que os avanços na legislação fortalecem ainda mais a vocação cultural da cidade.

“Essas medidas vêm para incrementar os mecanismos culturais e educacionais, reafirmando Toledo como capital da cultura e da educação”, disse.

As novas leis representam mais um passo no processo de consolidação da política cultural do município, ampliando oportunidades para artistas, entidades e para toda a comunidade toledana.

Presenças – Participaram da assinatura ainda os vereadores Genivaldo Jesus, Professor Oséias e Ricardinho Santos; e os secretários Reinaldo Sales (Chefe de Gabinete), Neuroci Frizzo (Assessor de Governo), Gabriel Furlan (Cultura), Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Jozimar Polasso (Esportes e Lazer) e Márcio Pimentel (Comunicação).

Veja também