Início / Geral

Nuvem funil é registrada entre Francisco Alves e Santa Rita do Oeste

Simepar afirma que não houve toque no solo.

Nuvem funil é registrada entre Francisco Alves e Santa Rita do Oeste

Nuvem funil se formou no céu entre Francisco Alves e o distrito de Santa Rita do Oeste, em Terra Roxa, no Oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (13). Moradores registraram o fenômeno em vídeos que mostram o funil descendo parcialmente em direção à região da divisa com Palotina.

Quem fez o registro em Francisco Alves contou que percebeu a formação enquanto estava em frente a uma igreja. Apesar da aparência, não há confirmação de que a nuvem tenha tocado o solo — condição necessária para que seja classificada oficialmente como tornado.

Consultado, o Simepar explicou que a estrutura observada é uma nuvem funil e que, caso tivesse alcançado o solo, poderia ser considerada um tornado. O órgão informou ainda que a formação não surgiu de uma supercélula, tipo de tempestade capaz de produzir tornados mais intensos. Sem essa característica, eventuais tornados tendem a ser muito mais fracos.

O órgão reforçou que nenhuma imagem recebida mostra o funil tocando o solo. Também não há registro de danos ou feridos.

NUVEM FUNIL

Nuvem funil é uma coluna estreita de gotículas de água condensada que desce da base de uma nuvem de tempestade. Ela apresenta rotação, mas não chega a tocar o solo. O fenômeno pode evoluir para um tornado caso a circulação de ventos atinja o chão.

Esse tipo de formação ocorre quando há ventos intensos na parte inferior da nuvem e choque entre massas de ar, situação mais comum na primavera e no verão.

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.