quarta-feira, 29 de novembro de 2023

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

O agronegócio brasileiro e os muitos avanços dos Estados produtores

O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

A cada nova informação sobre o desempenho da economia brasileira, o agronegócio se destaca cada vez mais na retomada do crescimento econômico, social, urbano e rural do País, através da redução da inflação, geração de empregos, aumento das exportações e ampliação de superávits da balança comercial, entre outras boas e animadoras notícias.

Na prática, segundo estudos de especialistas, o agronegócio ao mesmo tempo em que eleva o Produto Interno Bruto (PIB), a renda e até a população de determinadas regiões do País, reduz a desigualdade social, o desemprego e a pobreza, em proporções semelhantes, nessas mesmas parcelas do território nacional.

Dessa forma, a atividade agropecuária ganha cada vez maior protagonismo na economia brasileira, restringindo eventuais preocupações às controversas da área ambiental. Exemplo disso foi o crescimento de 1,9% do PIB nacional no 1º trimestre deste ano, no qual a produção agropecuária saltou 21,6 %, na comparação com as colheitas dos últimos três meses de 2022.

Além disso, no novo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, as fronteiras agrícolas mais recentes e expressivas, foram as únicas áreas do País com aumento populacional maior do que a média nacional. Cresceram 1,23% e 0,75%, respectivamente, acima dos 0,52% da média do País.

De acordo com estudos mais aprofundados, nos últimos anos o agronegócio vem transformando a cultura e a economia de cidades, Estados e do País, elevando a renda de algumas Unidades da Federação (UFs), acima da média nacional, diminuindo a desigualdade social e atraindo nova onda de migrantes atrás de oportunidades de trabalho e novos empreendimentos oferecidas.

Ao ponto de se transformar em maior protagonista de novelas, além de tema para novos hits musicais, o agronegócio brasileiro atrai bilhões de reais em investimentos, ampliando e modernizando os setores industrial e de serviços, com empregos e investimentos atraentes, pois atendem necessidades elementares de toda a população, como é o caso de alimentos.

Segundo levantamentos especializados, nos últimos 16 anos, os PIBs de Estados como Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Rondônia cresceram em ritmo muito superior ao de várias outras Unidades da Federação (UFs), das demais regiões do País ou mais do que o dobro em relação ao crescimento paulista, até então referência do desenvolvimento nacional. Em 2023, 25% do PIB brasileiro estão sendo gerados pelo agronegócio.

Conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social, a renda média per capita do trabalho no Centro-Oeste brasileiro já é a maior do País, graças à agropecuária. Em desigualdade medida pelo índice de 0 a 1; quanto menor, melhor, é a 2ª região menos desigual, com 0,57, perdendo apenas para o Sul, com 0,54, uma região agrícola há muitas décadas. Centro-Oeste e Sul estão melhores que o Sudeste, com 0,59 pontos, mais ricos; Norte, com 0,61 e Nordeste com 0,67.

Apesar da tecnologia, o agronegócio ainda emprega diretamente 20% dos brasileiros e Estados como o Mato Grosso atraem milhares de trabalhadores de outras regiões do País. Projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos consideram que o agronegócio brasileiro deve liderar o aumento da produção e exportações mundiais de alimentos até 2027, sustentando o crescimento das regiões produtoras e de todo o País.

*O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: [email protected]

Veja também
Estudantes do ensino médio terão poupança para permanecer na escola

Estudantes do ensino médio terão poupança para permanecer na escola

Incentivo é destinado a jovens de baixa renda.

Motociclista de 18 anos morre após colidir com vaca no centro de cidade de MS

Motociclista de 18 anos morre após colidir com vaca no centro de cidade de MS

A vaca tinha marcação na traseira, mas não foi possível identificar o proprietário naquele momento.

Homem confessa ter matado família de ex-morador de Marechal Rondon no Mato Grosso

Homem confessa ter matado família de ex-morador de Marechal Rondon no Mato Grosso

O pai da família executada era morador de Marechal Rondon, onde residem familiares. Ele é caminhoneiro e estaria em viagem ao Estado do Paraná quando ocorreu a tragédia e já foi para Sorriso-MT.