quarta-feira, 29 de novembro de 2023

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

O futuro do agronegócio brasileiro e a gestão do jovem produtor conectado – Dilceu Sperafico

O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

O acesso às novas tecnologias e a gestão de propriedades rurais e atividades produtivas por pessoas mais jovens e com maior escolaridade, está mudando o agronegócio brasileiro. A conclusão é de estudo da consultoria de inovação Inventta, empresa responsável por mapear as seis tendências mais proeminentes do agronegócio do futuro, na visão de especialistas e profissionais do setor.

Para chegar à essa conclusão, além de pesquisas de mercado, a consultoria também entrevistou cerca de 400 pequenos e grandes produtores dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, identificando as principais tendências do futuro da agropecuária nacional.

Para a Inventta, quatro movimentos irão pavimentar o perfil do agronegócio do País a partir de agora. Serão a adoção de novas tecnologias, participação ativa de novas gerações, atenção às transformações nos hábitos de consumo e gestão inteligente de recursos naturais.

No que refere à maior participação de jovens nas tarefas do campo, a empresa destaca a chegada de nova geração de filhos de agricultores ao dia-a-dia da gestão das propriedades rurais. Com a influência de pensamento inovativo dos mais jovens, segundo os especialistas, a adoção de novos métodos de produção baseados em inovação e tecnologia se tornará cada vez maior e rotineira.

De acordo com o estudo, essa mudança na gerência das atividades agropecuárias pode ser desvinculada do hábito sucessório familiar tradicional no agronegócio brasileiro, com a contratação de profissionais inovadores. Mesmo assim, com a adoção de novas tecnologias, acesso ampliado à educação e criação de políticas públicas favoráveis aos moradores da área rural, a permanência dos mais jovens no campo se tornará escolha consciente e não mais obrigação familiar.

Dessa forma, serão duas as grandes novas tendências da sucessão administrativa do setor agropecuário, no caso a digitalização e gestão técnica das propriedades rurais, independentemente de suas dimensões e principais atividades. Os novos e jovens produtores, ao assumirem, gradualmente a gestão das propriedades rurais, passarão a modernizar a performance da produção agrícola, em todas suas diferentes etapas.

Sob a gestão de produtores mais afeitos às tecnologias digitais, desde o uso de smartphones à contratação de serviços e compra de insumos por plataformas digitais, está surgindo nova cultura e mentalidade no campo. Essa nova cultura do agronegócio, por sinal, tem estabelecido outras formas de gerir o campo, ainda baseada em conhecimentos passados de geração em geração, mas muito menos centralizadas na figura do agricultor tradicional, passando a ser mais apoiadas por tecnologias e métodos produtivos modernos.

Outra tendência do agronegócio brasileiro, segundo o estudo, é a preocupação com a sustentabilidade, pois os consumidores mais exigentes e preocupados com impactos gerados pela cadeia produtiva, irão pressionar a agropecuária pela adoção de práticas mais saudáveis ao meio ambiente.

Conforme o levantamento, entre as principais tendências ligadas às mudanças nos comportamentos de consumo está a valorização do pequeno produtor, a preocupação com o bem-estar animal e a busca por maior transparência e rastreabilidade dos produtos agropecuários, no que o Brasil e especialmente o Paraná e o Oeste do Estado, não têm nada a temer.

*O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: [email protected]

Veja também
Inmet emite alerta de tempestade para os 399 municípios do Paraná

Inmet emite alerta de tempestade para os 399 municípios do Paraná

Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas fortes e queda de granizo, com riscos de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Corpo de pescador desaparecido é encontrado no Lago de Itaipu

Corpo de pescador desaparecido é encontrado no Lago de Itaipu

Ele desapareceu nas águas do lago após um acidente com a embarcação durante um torneio de pesca no último domingo.

Anderson Bento Maria confirma pré-candidatura a prefeito de Maripá

Anderson Bento Maria confirma pré-candidatura a prefeito de Maripá

Atualmente, filiado no Progressistas, Anderson ficou marcado pelas suas gestões frente ao município entre os anos de 2013 e 2020.