Pai e filho têm prisão decretada por suspeita de emboscar homens contratados para cobrar dívida no PR, diz polícia

Vítimas sumiram após viagem para cobrar dívida de R$ 1 milhão em Icaraíma. Suspeitos têm prisão temporária decretada e estão foragidos.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) procura Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo, pai e filho suspeitos de envolvimento no desaparecimento de quatro homens em Icaraíma, no noroeste do estado.

Com o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça, segundo o delegado Gabriel Menezes, os dois são considerados foragidos. A polícia considera que a prisão pode ajudar a localizar as vítimas ou um possível cativeiro.

Segundo o boletim de ocorrência, as vítimas — Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza — sumiram na terça-feira (5). Três delas viajaram de São José do Rio Preto (SP) até o Paraná para cobrar uma dívida de cerca de R$ 1 milhão. O quarto homem, morador da região, se juntou ao grupo antes do desaparecimento.

No início das buscas, na quarta-feira (6), os suspeitos foram encontrados na propriedade rural onde as vítimas teriam desaparecido. Eles chegaram a prestar depoimento.

“Eles confirmaram que havia um negócio envolvendo a compra e venda de uma propriedade rural entre Alencar e dois parentes deles, mas disseram que não tinham relação direta com a dívida”, explicou o delegado.

Após serem liberados, a investigação apontou que:

  • os quatro homens podem ter sido vítimas de uma emboscada;
  • sofreram um atentado supostamente por membros da mesma família.

Com essas novas informações, foi solicitada a prisão temporária de Antônio e Paulo.

“Quando retornamos à propriedade, não encontramos ninguém. Constatamos que a família inteira havia fugido”, disse Menezes.
As buscas continuam para localizar as vítimas e identificar outros possíveis envolvidos.

O g1 tenta localizar a defesa dos suspeitos.

Quem tiver informações sobre o paradeiro dos homens pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Relembre o caso
Os três homens que desapareceram após saírem de São José do Rio Preto (SP) em direção a Icaraíma, foram contratados para a cobrança de uma dívida, segundo o delegado Gabriel Menezes.

O delegado informou, na sexta-feira (8), que Robishley, Rafael e Diego se encontraram com Alencar, na segunda-feira (4), e Icaraíma, e os quatro foram até o distrito de Vila Rica do Ivaí para a cobrança. Neste dia, foi apurado que eles combinaram com o suspeito de ser o devedor que voltariam no dia seguinte.

Entretanto, os quatro deixaram de estabelecer contato a partir das 12h de terça-feira.

Um boletim de ocorrência foi registrado no estado de São Paulo pela a esposa de Robishley Hirnani. Ela procurou a polícia na quarta-feira (6) para relatar que ele, e os dois homens que viajaram juntos, não respondem às mensagens e não atendem às ligações.

Os homens não possuem ligação familiar.

Em imagens registradas por volta das 10h de terça-feira (5), os quatro aparecem conversando no balcão da panificadora, em Icaraíma. Depois disso, as vítimas não foram mais localizadas.

Polícia busca por desaparecidos
A polícia está no quarto dia de buscas e usa um helicóptero equipado com câmeras de filtro infravermelho para detectar calor humano dos homens desaparecidos.

Segundo o major da Polícia Militar do Paraná, João Francisco Gimenez, o helicóptero sobrevoou a área rural próxima à propriedade rural, no distrito de Vila Rica do Ivaí, em Icaraíma, onde os homens foram cobrar o devedor. Cães farejadores também auxiliam nas buscas.

Veja também