Início / Geral

Paraná recebe alerta de tempestades com ventos de até 100 km/h em 322 cidades

Alerta também avisa sobre a possibilidade de queda de granizo e é válido para este sábado (1) e para este domingo (2).

Paraná recebe alerta de tempestades com ventos de até 100 km/h em 322 cidades
O Paraná recebeu dois alertas de tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre a possibilidade de chuvas, ventos fortes e queda de granizo neste sábado (1) e neste domingo (2).

Um deles é estendido a todo o estado. Ele afirma que os ventos podem chegar a 60 km/h e as chuvas podem registrar precipitação acumulada de até 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.

No entanto, o outro aviso é mais severo, e aponta a possibilidade de ventos intensos de até 100 km/h e chuva de até 60 mm por hora ou até 100 mm por dia em 322 cidades que ficam no centro e no oeste paranaense. 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), novembro começa com tempo chuvoso no Paraná devido à atuação de alguns sistemas meteorológicos que já impactam o estado desde as últimas semanas.

"O novo mês começa parecido com outubro: temperaturas mais baixas, frio em alguns momentos e chuvas significativas por várias horas", explica o órgão. 

Historicamente, em novembro chove menos que em outubro. No entanto, a expectativa é que o tempo fique "firme" apenas a partir da segunda metade do mês.

"Na segunda quinzena de novembro a tendência é de que tenhamos o retorno do sol, com predomínio de mais tempo seco do que chuvoso, e com isso as temperaturas vão voltar a subir. Então vamos ter uma gangorra ao longo do mês de novembro: vai começar com temperaturas baixas, frio, chuvoso, e depois terá mais espaço entre um período chuvoso e outro, trazendo a volta do calor em boa parte do estado do Paraná”, detalha o meteorologista Reinaldo Kneib.

O Simepar aponta que para este sábado (1) há previsão de chuva rápida e localizada à tarde na região leste do Paraná.

No oeste, sudoeste, noroeste e norte o dia já começou com a ocorrência de tempestades localizadas, causadas por áreas de instabilidade que chegam à partir do Paraguai, e há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

"Neste domingo (2) de Finados, a chuva será mais abrangente e persistente em todo o Estado da madrugada até a tarde, e os maiores volumes de chuva, acima de 50 mm, estão previstos para as regiões oeste, noroeste, norte, centro e Campos Gerais. A chuva virá acompanhada de raios e há a possibilidade de precipitação de granizo localizada nestas regiões até a noite", complementa.

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.