Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Paraná se beneficia das chuvas para plantio rápido da soja e perspectiva de alta produção

Deral estima segunda maior safra da história, que pode até renovar o recorde de 22/23 caso clima se mantenha positivo como está.

O plantio da safra de soja 2023/24 está avançando rápido no Paraná e já passa de 31% dos 5,8 milhões de hectares esperados para este ciclo. As boas chuvas que caem no estado estão ajudando não só a semeadura, mas também o início de desenvolvimento dessas áreas.

O Analista do Deral, Edmar Gervásio, destaca que a produção de soja do Paraná em 23/24 está prevista em 21,9 milhões de toneladas, muito próxima da maior safra da história registrada em 22/23 de 22 milhões. Porém, caso o clima siga sendo ideal como foi até aqui, esse patamar pode subir para 23 milhões e renovar o recorde atingido no último ciclo.

Do lado do mercado, Gervásio aponta que o preço da soja hoje gira entre R$ 123,00 e R$ 124,00 a saca no Paraná, índice 25% menor do que o acompanhado no mesmo período de 2022. Por outro lado, o custo de produção caiu cerca de 30% no mesmo espaço de tempo, o que ainda deixa margem positiva aos produtores.

Com informações do Notícias Agrícolas

Veja também

Últimas Noticias