quarta-feira, 29 de novembro de 2023

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Produtores se preparam para o plantio da safra de soja 2023/2024

O estado está em vazio sanitário desde o dia 10 de junho, com data de encerramento marcada para o dia 10 de setembro (domingo).
Close up of the first delicate soybean sprouts in an open field. agricultural plants. The soybean plant stretches out as it moves toward the light.
Close up of the first delicate soybean sprouts in an open field. agricultural plants. The soybean plant stretches out as it moves toward the light.

Na próxima segunda-feira (11), produtores rurais de todo o Paraná poderão iniciar as atividades para o plantio da safra de soja 2023/2024. O estado está em vazio sanitário desde o dia 10 de junho, com data de encerramento marcada para o dia 10 de setembro (domingo).

O vazio sanitário é o período em que não devem haver plantas de soja no campo. Ele é determinado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), e visa controlar a Ferrugem Asiática da Soja, uma doença que impacta significativamente a produção da oleaginosa no estado.

A data aguardada pelos agricultores marca o começo de um ciclo de cultivo que pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade dos grãos colhidos ao final da safra. Neste período inicial, o manejo, as técnicas de cultivo e a nutrição das plantas desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso da safra.

O manejo adequado do solo é o ponto principal para o plantio da soja. Antes das sementes serem semeadas, é necessária a preparação do solo por meio da análise de composição e pH, bem como da correção de deficiências nutricionais. Outro ponto considerado por especialistas é a temperatura, que precisa estar entre 20°C e 30°C.
Procedimentos como calagem, adubação e inoculação são considerados extremamente importantes.

A calagem é o processo de aplicação de calcário no solo, com o objetivo de reduzir a concentração de ferro, alumínio, e manganês, bem como aumento do pH. Além disso, a técnica deixa a lavoura mais propicia para o plantio. Já a adubação consiste na etapa de oferecer nutrientes ao solo, após análises laboratoriais que identificam quais nutrientes estão em déficit no momento.

A etapa de inoculação consiste na aplicação de microrganismo no solo com o intuito de promover o desenvolvimento da cultura, e como consequência, aumentar a produtividade. Uma técnica comum nessa etapa é a aplicação de fertilizantes, garantindo assim, que as plantas tenham os nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio, para um crescimento saudável.

Entre outras técnicas, o espaço entre as fileiras, a profundidade de semeadura e a densidade das plantas devem ser cuidadosamente planejados para otimizar o aproveitamento da luz solar, o acesso às raízes aos nutrientes e a circulação de ar, minimizando o risco de doenças e pragas.

O manejo integrado de pragas também é importante, e inclui o monitoramento regular das lavouras e a utilização de métodos de controle biológico, reduzindo a utilização de produtos químicos.

O acompanhamento contínuo do desenvolvimento das plantas é fundamental. Ele envolve a observação do crescimento, a identificação precoce de problemas e a realização de ajustes nas práticas de manejo quando necessário.

Além disso, a colheita deve ser realizada no momento certo, para garantir que os grãos atinjam o máximo potencial de qualidade e rendimento.

A Copagril possui uma equipe técnica preparada para orientar produtores e agricultores sobre as melhores técnicas de manejo, adubação e calagem, além de auxiliar na regulagem de maquinários, além das lojas agropecuárias, que oferecem as melhores opções em produtos, máquinas e equipamentos para todo o manejo da cultura. Não deixe de consultar nossa equipe técnica e ter a melhor assistência.

Com Assessoria

Veja também
Mercedes recebe novo micro-ônibus para transporte de pacientes

Mercedes recebe novo micro-ônibus para transporte de pacientes

O veículo é equipado com ar-condicionado, assentos executivos para 24 passageiros, USB e é adaptado para acomodar pacientes com necessidades especiais.

Homem confessa ter matado família de ex-morador de Marechal Rondon no Mato Grosso

Homem confessa ter matado família de ex-morador de Marechal Rondon no Mato Grosso

O pai da família executada era morador de Marechal Rondon, onde residem familiares. Ele é caminhoneiro e estaria em viagem ao Estado do Paraná quando ocorreu a tragédia e já foi para Sorriso-MT.

Caminhonete tomada em assalto em Assis Chateaubriand é recuperada em Toledo

Caminhonete tomada em assalto em Assis Chateaubriand é recuperada em Toledo

O veículo foi levado à delegacia e depois entregue ao proprietário.