O Partido Social Democrático (PSD) conquistou 162 das 399 prefeituras do Paraná no 1º turno das eleições municipais realizado no domingo (6). Em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa a disputa ao Executivo será definida no segundo turno, em 27 de outubro.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27 partidos disputaram prefeituras no pleito de 2024 e 15 conseguiram eleger seus candidatos ao Executivo.
Em 2025, o PSD terá, pelo menos, 32% mais prefeituras no Paraná. Hoje, o partido do governador Ratinho Junior chefia Executivos Municipais de 122 cidades.
A partir do resultado do 1º turno, o Progressistas (PP) foi o segundo partido com mais candidatos eleitos para as prefeituras paranaenses: 61. Atualmente, segundo o TSE, o partido tem 21 prefeituras do estado.
A terceira sigla a conquistar mais prefeituras foi o Partido Liberal (PL), que elegeu 52 candidatos a prefeito no estado. Hoje, são 25 prefeituras sob o comando do partido.
O quarto lugar ficou com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 30 eleitos – dois a mais que em 2020, quando conquistou 28 prefeituras.
Em seguida, fica o União Brasil (União) com 29 candidatos eleitos. O partido surgiu em 2022 a partir da fusão do Democratas e do Partido Social Liberal (PSL).
Nas últimas eleições municipais, de 2020, Democratas e PSL tinham cada um 25 prefeituras paranaenses.
A nova distribuição das siglas no Paraná:
- PSD: 164 prefeituras
- PP: 61 prefeituras
- PL: 52 prefeituras
- MDB: 30 prefeituras
- UNIÃO BRASIL: 29 prefeituras
- REPUBLICANOS: 16 prefeituras
- PSB: 14 prefeituras
- PSDB: 10 prefeituras
- PODEMOS: 8 prefeituras
- PDT: 5 prefeituras
- PRD: 3 prefeituras
- PT: 3 prefeituras
- CIDADANIA: 2 prefeituras
- NOVO: uma prefeitura
- SOLIDARIEDADE: uma prefeitura
Os partidos Agir, Avante, Democracia Cristã, Mobiliza (PMN), PCdoB, PCO, PMB, PRTB, Psol, PSTU, PV e Rede registraram candidaturas às prefeituras, mas não elegeram nenhum candidato no Paraná.