O PT confirmou na sexta-feira (7) o senador Humberto Costa (PE) como o presidente temporário da presidência do partido. O político substituirá a deputada Gleisi Hoffmann (PR), que estava há mais de sete anos no comando da legenda e agora vai integrar o governo Lula.
A troca foi confirmada em reunião da Comissão Executiva Nacional do PT. Com a troca, Costa ficará no comando do partido até 6 de julho – quando haverá a posse do futuro presidente que será eleito na legenda.
A preferência pelo senador confirma as previsões noticiadas pelo R7. Além dele, outros quatro vice-presidentes poderiam assumir o comando da sigla de forma interina. O segundo mais forte na disputa era o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE).
A saída da Gleisi vem poucos dias antes dela assumir formalmente a SRI (Secretaria de Relações Institucionais), no lugar do ministro Alexandre Padilha, que agora vai para o Ministério da Saúde pela demissão de Nísia Trindade.
As duas movimentações na Esplanada serão oficializadas em cerimônia na próxima segunda-feira (10). Conforme apurou o R7, a expectativa de congressistas é de que Gleisi tenha espaço para negociações.