Após uma série de reuniões ao longo de quarta-feira (30), o PT e o MDB decidiram que vão apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados.
Motta é o candidato apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que oficializou o endosso à candidatura do deputado na terça-feira (29). Na avaliação de Lira, Hugo Motta é o “nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”.
A candidatura de Motta foi viabilizada pela desistência de Marcos Pereira, que ensaiava concorrer ao cargo mas desistiu da disputa para dar lugar a Motta.
Nas últimas semanas, Hugo Motta tem se reunido com diversas bancadas em busca de apoio na campanha à presidência da Câmara. Além do PT e do MDB, o deputado também encontrou parlamentares do PL.
Apoio de partidos
O PT integra a Federação Brasil da Esperança, que também conta com a participação do PCdoB e do PV. Juntas, as siglas somam 80 deputados, formando a segunda maior bancada da Câmara — atrás apenas do PL, que tem 92 congressistas.
O MDB tem 44 deputados, assim como o Republicanos, partido de Motta. Nesta quarta, o Podemos, que tem 14 deputados, também anunciou o apoio à candidatura do paraibano As três legendas fazem parte do mesmo bloco partidário.
Nesta semana, o partido de Arthur Lira, PP, também anunciou apoio a Motta. A sigla tem 50 deputados e integra o maior bloco partidário da casa.