A cidade de Rio do Sul, uma das maiores e mais populosas do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, confirmou no sábado (18) que registrou a segunda maior enchente da história do município, com o nível do Rio Itajaí-Açu chegando a 13 metros. A prefeitura da cidade informou que 50% das vias foram tomadas pelas águas.
Em uma delas, a Rua Fernando Silva, registros de câmeras de segurança acelerados mostram a via sendo tomada pela enchente. Em cerca de 24 horas, o trecho é todo tomado pela elevação das águas, que cobrem o primeiro andar de todas as residências.
O nível recorde da enchente em Rio do Sul foi atingido às 0h40 deste sábado com 13,04 metros, só ficando atrás da grande enchente de 1983, quando o rio ficou em 13,58 metros.
A cidade, que tem pouco mais de 72 mil habitantes, é atingida pela quinta enchente neste ano e sofre com as consequências das chuvas dos últimos dias, sendo 180 milímetros em pouco mais de 48 horas.
O temporal resultou em casas, prédios, pontos públicos e até um estádio de futebol totalmente tomado pela água.
A região onde está Rio do Sul, o Vale do Itajaí, está entre as mais atingidas nos últimos três dias, período em que Santa Catarina foi castigada pelas chuvas. Também no Vale, em Taió, duas mulheres morreram em um carro que afundou durante a enxurrada.
Até a sexta-feira (17), eram 23 cidades no estado que decretaram emergência após sofrerem com enchentes, deslizamentos, destelhamentos e quedas de árvores.
Em todo o estado, os bombeiros foram acionados para ocorrências em 83 municípios, segundo boletim divulgado às 19h30 de sexta-feira (17).
Com informações do G1