quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Safra brasileira deve ser a mais prejudicada pelo El Niño

2024 deve ser um ano de extrema tensão entre oferta e demanda para o agro
Foto: Jaelson Lucas / Arquivo AEN
Foto: Jaelson Lucas / Arquivo AEN

A safra brasileira será uma das mais prejudicadas do mundo pelo fenômeno climático El Niño, que deve provocar calor intenso e seca a partir do 4º trimestre e principalmente em 2024. Uma análise realizada pela Coface diz que, o El Niño trará incertezas para a produção de commodities agrícolas, principalmente cereais, açúcar, óleo de palma e frutas cítricas, prejudicando, além do Brasil, países como Indonésia e Austrália.

Ainda de acordo com a análise, desta vez El Niño está acontecendo menos de um ano após o último episódio de La Niña, ou seja, com muito mais rapidez do que as frequências históricas. Essa antecipação sugere um aumento na frequência desse tipo de fenômeno climático, o que pode ter consequências prejudiciais a longo prazo, alerta o estudo. O fenômeno tende a amplificar os efeitos negativos das mudanças climáticas na Ásia-Pacífico, África do Sul e Leste e nas Américas. A Europa, o Oriente Médio e o Norte da África não são afetados pelo El Niño.

Como o Brasil está entre os países impactados pelo fenômeno climático, não será surpresa se os preços dos alimentos aumentarem no próximo ano, assim como deverá acontecer em vários outros países. A análise da Coface lembra que episódios do El Niño nos últimos 20 anos geralmente levaram a pressões inflacionárias nos preços dos alimentos.

A Coface ressalta que, as colheitas mais pobres colocarão pressão nas cadeias de valor agroalimentares como um todo, e é provável que 2024 seja um ano de extrema tensão entre oferta e demanda para o setor: Outro ponto lembrado no estudo da Coface foi o impacto no emprego: “Países onde o setor agrícola é predominante podem sofrer perdas significativas de renda e emprego. Por exemplo, a Indonésia, onde a agricultura representa 13% do PIB e 32% dos empregos, pode ser duramente afetada pelo impacto negativo do El Niño na produção de arroz e óleo de palma. No médio prazo, o país enfrenta prazos políticos importantes: as próximas eleições gerais indonésias (presidenciais, legislativas e senatoriais) estão programadas para fevereiro de 2024. As dificuldades econômicas causadas pelas incertezas das condições climáticas podem, portanto, ter um grande impacto na estabilidade do país”.

Com informações do Agrolink

Veja também
Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS

Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS

O evento seguirá até sexta-feira (8) e tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

Mapa publica o registro de mais 51 agrotóxicos para controle de pragas na agricultura

Mapa publica o registro de mais 51 agrotóxicos para controle de pragas na agricultura

Até novembro deste ano foram abertos 73 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro.

Carreta despenca em ribanceira após condutor perder controle da direção em trecho de obras da BR-376

Carreta despenca em ribanceira após condutor perder controle da direção em trecho de obras da BR-376

Motorista, de 45 anos, tentou acessar um trecho de desvio, mas não conseguiu frear a tempo.