Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Senado quer aprovar PEC da autonomia financeira do Banco Central até junho

Campos Neto esteve no Senado na semana passada e agora Armínio Fraga e Henrique Meirelles serão ouvidos.
(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O Senado Federal quer aprovar ainda neste primeiro semestre de 2024 a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da autonomia financeira do Banco Central (BC).

A intenção do relator da proposta, senador Plínio Valério (PSDB-AM), é aprovar nos próximos meses o texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que o texto seja encaminhado para o plenário antes de junho.

“Desde que fui designado relator, abrimos diálogo com a diretoria do banco, sindicatos e representantes de servidores do BC. Conversei com o líder do governo e disse que, como líder, ele poderia intermediar o diálogo com a Fazenda”, afirmou o senador.

Em entrevista à CNN, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reclamou da movimentação política do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em propor a PEC.

“Eu fui o promotor da aproximação do Roberto com o governo, em geral, e com o presidente da República, em particular. Eu penso que, em se tratando da Constituição do país, haveria uma conversa prévia. E não houve. Foi isso o que eu disse para o Roberto”, afirmou Haddad.

À CNN, o senador Plínio Valério afirmou não ter “nenhuma intenção de prejudicar o governo” em seu relatório final da PEC. Segundo ele, esse “não é o objetivo” do texto. “Cabe ao governo traçar a política monetária, o Banco Central executar e ao Senado fiscalizar”, argumenta.

Ainda de acordo com o relator, na semana passada, Roberto Campos Neto esteve no Senado na semana passada para falar sobre a PEC. E que agora serão ouvidos também os ex-presidentes do Banco Central, Armínio Fraga e Henrique Meirelles.

Veja também

Últimas Noticias