sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Tempestades, ciclone e frente fria atingem Região Sul a partir do fim de semana

Na segunda-feira (4), a previsão indica a formação de um ciclone extratropical no oeste do Rio Grande do Sul

No sábado (2), a passagem de uma frente fria pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul vai provocar tempestades localizadas, com possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do estado gaúcho, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. A chuva mais significativa deve ser registrada no noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no sudoeste de Santa Catarina, com volumes em torno de 100 milímetros (mm).

A rápida passagem da frente fria pela Região Sul do Brasil vai provocar um cavado (área de baixa pressão) sobre o Rio Grande do Sul no domingo (3), mantendo a ocorrência de tempestades localizadas, com volumes significativos de chuva (em torno de 100 mm) entre o estado gaúcho e Santa Catarina.

Na madrugada da próxima segunda-feira (4), a previsão ainda indica a formação de um ciclone extratropical – centro de baixa pressão (994 hPa) – no oeste do Rio Grande do Sul, nas proximidades da cidade de São Borja.

O ciclone deve se deslocar rapidamente em direção ao sudeste do Rio Grande do Sul e, por volta das 9h, já estará no Oceano Atlântico (com centro de 992 hPa), permanecendo nesta posição até às 12h. Em seguida, o fenômeno vai se deslocar para alto mar.

Ainda na segunda-feira, junto ao ciclone extratropical, uma frente fria atuará no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, também, no sul de Mato Grosso do Sul, provocando, à medida que se desloca para leste, acumulados significativos de chuva no Rio Grande do Sul, principalmente no leste do estado, com volumes em torno de 100 mm.

A previsão também indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h em áreas isoladas dos três estados da Região Sul e de Mato Grosso do Sul. Os ventos também podem afetar o oeste, centro e sul de São Paulo do início e até o fim da tarde.

As projeções dos modelos numéricos divergem em algumas questões, como área, intensidade e duração do evento. Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações das informações e previsões do tempo no site e redes sociais do Inmet.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Com informações do MAPA

Veja também
Mercedes deve recuperar pelo menos 20 nascentes em 2024

Mercedes deve recuperar pelo menos 20 nascentes em 2024

Ação é parte de convênio com a Itaipu para instalar oito usinas de energia solar no município; investimento de R$ 2 milhões.

Família morre ao cair em riacho com caminhão em SC

Família morre ao cair em riacho com caminhão em SC

Homem de 26 anos, mulher de 25 e criança de 10 foram encontrados sem vida depois do acidente.

Padilha diz que governo tem compromisso para pagamento de emendas

Padilha diz que governo tem compromisso para pagamento de emendas

Cronograma de liberação de recursos está sendo definido.