Ao menos 40 municípios do Paraná foram atingidos pelos temporais, vendavais e chuvas de granizo quer registradas no estado desde a última terça-feira (3).
O balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado na tarde deste domingo (8), informa que mais de 13 mil pessoas foram afetadas e que mais de 2.768 casas forma danificadas pelos eventos climáticos.
De acordo com o órgão estadual:
- 263 pessoas permanecem desabrigadas ( deixaram as casas em virtude do desastre e que necessitam de abrigo público);
- 240 permanecem desalojadas (deixaram as casas em virtude do desastre, mas que não necessitam de abrigo público por se refugiarem na casa de parentes ou amigos).
Neste domingo, as ocorrências se concentraram em União da Vitória, no sul do estado, onde parte da BR-476 chegou a deslizar, em Curitiba, e em Prudentópolis e Rebouças, municípios da região central do Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o Paraná para este domingo, com risco de alagamentos em 115 cidades do estado. Veja quais.
De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a chuva e os ventos serão intensos, com “grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas” e risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.
Resgate de barco
Também na região central do Paraná, o Rio Ernesto na cidade de Pitanga transbordou e inundou parte da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a água atingiu a parte de trás da rodoviária e a delegacia.
A corporação afirma que ao menos 20 famílias tiveram de ser retiradas de barco das casas pela Defesa Civil que, em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, estão levando para outros locais.
Segundo a Defesa Civil estadual, foram registradas ocorrências nos seguintes municípios:
- Agudos do Sul
- Almirante Tamandaré
- Antônio Olinto
- Apucarana
- Campo Largo
- Curitiba
- Foz do Iguaçu
- Godoy Moreira
- Irati
- Ivaiporã
- Jardim Alegre
- Londrina
- Mallet
- Mandaguari
- Mangueirinha
- Marialva
- Vendaval
- Maringá
- Ortigueira
- Palmas
- Paraíso do Norte
- Paula Freitas
- Paulo Frontin
- Peabiru
- Pinhão
- Planalto
- Prudentópolis
- Quitandinha
- Enxurradas
- Rebouças
- Rio Branco do Sul
- Rio Negro
- Rolândia
- Santa Cruz de Monte Castelo
- São Jorge do Oeste
- São José dos Pinhais
- São Mateus do Sul
- São Sebastião da Amoreira
- Sulina
- União da Vitória
- Vitorino
Mais estragos
Em Jaguariaíva, o asfalto da PR-151 cedeu e o trecho do KM 214 está interditado.
No norte do estado, a imagem do Cristo caiu do portal da cidade de Lunardelli e uma tenda foi arrancada pelo vento e desabou em cima de um grupo de pessoas em Maringá.
Com informações do G1