Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Temporal no RS: sobe para 10 o número de mortos; mais de 100 cidades foram atingidas

Mortes ocorreram em Paverama, Pantano Grande, Itaara, Santa Maria, Segredo, Encantado, Salvador do Sul e Santa Cruz do Sul.
Foto: Reprodução/RBS TV

Subiu para 10 o número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). Mais de 100 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra.

Conforme atualização da Defesa Civil no fim da manhã desta quarta (1º), 21 pessoas estão desaparecidas. As regiões mais atingidas são: Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Central, Serra e Sul.

As mortes

  • Encantado (uma vítima)
  • Itaara (uma vítima)
  • Pantano Grande (uma vítima)
  • Paverama (duas vítimas)
  • Salvador do Sul (duas vítimas)
  • Santa Cruz do Sul (uma vítima)
  • Santa Maria(uma vítima)
  • Segredo (uma vítima)

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou em uma live na tarde de terça-feira (30) que, até o momento, o cenário das chuvas se assemelha ao de novembro do ano passado. Na ocasião, as chuvas causaram transtornos de forma esparsa e cinco mortes, diferente das enchentes de setembro – que resultaram em mais de 50 mortes.

Como fica o tempo
As próximas horas deverão ser de atenção no Rio Grande do Sul. Há o ingresso de uma nova frente fria no estado. A previsão do tempo inclui praticamente todas as regiões na rota de aviso de chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.

“Muita preocupação nas próximas 24h, 36h. Além dos volumes de chuva e ventos no interior do estado, a gente deve ouvir falar em alguns transtornos, como microburst (ou microexplosão), que são tempestades localizadas, em função do contraste de temperatura”, explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marcelo Schneider.

De acordo com a Climatempo, microexplosão é um fenômeno caracterizado por uma rajada intensa e de curta duração de vento descendente (de cima para baixo) que atinge o solo em áreas relativamente pequenas. A ocorrência pode causar danos significativos, devido à força concentrada e às repentinas mudanças nas condições de vento, esclarece o meteorologista Guilherme Borges.

Mortos e desaparecidos
Duas mortes ocorreram em Paverama, após um carro ter sido arrastado pela enxurrada. As vítimas são dois homens de 69 e 65 anos. Os nomes deles não foram divulgados.

A terceira morte aconteceu em Pantano Grande, segundo a Defesa Civil. Nercio Giovane Silveira Farias, de 60 anos, sofreu uma descarga elétrica ao tentar desligar um disjuntor após o temporal.

Duas mulheres foram encontradas mortas, uma em Encantado e outra em Itaara, de 48 anos. Os nomes delas não foram divulgados. Em Santa Maria, Olide Brondani, de 85 anos, morreu vítima de um deslizamento de terra: a casa dela foi atingida e desmoronou.

Já em Segredo, morreu um homem de 62 anos que estava dentro de um veículo que tentava atravessar uma área alagada.

Em Salvador do Sul, uma pessoa morreu após um deslizamento de terra destruir casas. O Corpo de Bombeiros trabalha para identificá-la. Uma segunda morte foi confirmada pela Defesa Civil no fim da manhã desta quarta. Não há mais informações sobre a vítima.

Em Santa Cruz do Sul, foi registrada uma morte em decorrência do temporal. Não há mais informações a respeito.

Os desaparecimentos foram registrados em Candelária (oito pessoas), Encantado (seis) e Roca Sales (quatro), São Vendelino (2) e Salvador do Sul (1).

Prejuízos
Em Roca Sales, no Vale do Taquari, uma família ficou soterrada após um deslizamento de terra. Um homem que estaria na casa atingida está desaparecido. O filho do casal conseguiu sair pelo telhado e se salvar, e a mulher foi resgatada por moradores.

Uma ponte foi levada pela correnteza do rio que divide as cidades de Santa Maria e Restinga Seca, na Região Central do Rio Grande do Sul. A queda ocorreu na tarde desta terça-feira (30), no km 228 da RSC-287.

Uma ponte de concreto cedeu e foi levada pela correnteza que se formou no Arroio Barramansa, em Santa Tereza, na Serra. A queda da ponte ocorreu no momento em que a prefeita Gisele Caumo (PP) gravava um vídeo alertando sobre os impactos da chuva.

Municípios afetados:

  1. Aceguá
  2. Agudo
  3. Amaral Ferrador
  4. Arroio Grande
  5. Barão de Cotegipe
  6. Bento Gonçalves
  7. Bom Jesus
  8. Boqueirão do Leão
  9. Cachoeirinha
  10. Campinas do Sul
  11. Candelária
  12. Canela
  13. Canudos do Vale
  14. Carlos Barbosa
  15. Cerro Branco
  16. Cerro Grande do Sul
  17. Coqueiro Baixo
  18. Cruzaltense
  19. Dilermando de Aguiar
  20. Dona Francisca
  21. Encantado
  22. Encruzilhada do Sul
  23. Erechim
  24. Erval Seco
  25. Estância Velha
  26. Esteio
  27. Farroupilha
  28. Faxinal do Soturno
  29. Guaíba
  30. Guaporé
  31. Herveiras
  32. Imigrante
  33. Ivorá
  34. Júlio de Castilhos
  35. Lagoão
  36. Mariano Moro
  37. Mato Leitão
  38. Monte Alegre dos Campos
  39. Montenegro
  40. Nova Bréscia
  41. Nova Palma
  42. Novo Hamburgo
  43. Pantano Grande
  44. Parobé
  45. Passa Sete
  46. Paverama
  47. Pelotas
  48. Pinhal Grande
  49. Piratini
  50. Porto Alegre
  51. Quaraí
  52. Relvado
  53. Restinga Seca
  54. Rio Pardo
  55. Roca Sales
  56. Santa Clara do Sul
  57. Santa Cruz do Sul
  58. Santa Maria
  59. Santa Maria do Herval
  60. Santa Tereza
  61. Santana da Boa Vista
  62. Santiago
  63. São João do Polêsine
  64. São Leopoldo
  65. São Martinho da Serra
  66. São Pedro do Sul
  67. São Sebastião do Caí
  68. Segredo
  69. Sinimbu
  70. Sobradinho
  71. Taquara
  72. Três Arroios
  73. Tunas
  74. Vale Real
  75. Venâncio Aires
  76. Vera Cruz
  77. Viamão

Veja também