terça-feira, 28 de novembro de 2023

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Tendências do agronegócio global: Sicredi Progresso traz palestra de Carlos Cogo

A palestra foi gratuita e reuniu cerca de 600 pessoas no Teatro Municipal de Toledo

Com o tema ‘Cenários para o agronegócio global e brasileiro: desafios e oportunidades’ a Sicredi Progresso PR/SP realizou uma palestra gratuita, conduzida pelo renomado Consultor em Agronegócios, Carlos Cogo, no Teatro Municipal de Toledo, na noite da última sexta-feira (4).

A palestra foi direcionada aos associados e outros convidados relacionados ao setor, a fim de muni-los e estarem atentos aos principais movimentos e tendências do mercado, tendo em vista as características das culturas da região oeste.

Dentre os principais pontos levantados, Cogo enfatizou o aumento considerável no consumo de carne mundial, muito em virtude do crescimento da classe média. Com mais recursos, mais pessoas aumentam o consumo da carne. Para o agronegócio brasileiro o dado é relevante, já que o país é o maior produtor de grãos – base da alimentação animal.

Ainda neste mesmo sentido, o consultor destacou que o consumo da tilápia é o que mais cresce. “O peixe africano que se adaptou muito bem em águas brasileiras tem grande espaço para continuar a crescer. A tilápia será o novo frango como opção de consumo nas próximas décadas”, frisou. A carne suína ainda é a mais consumida no mundo, seguida do frango, cujo consumo nos próximos 4 ou 5 anos será maior.

Para o consultor, os maiores desafios do Brasil estão ligados à expansão de áreas irrigadas, assim como expandir áreas plantadas de forma sustentável (sem desmatamento), minimizar os impactos climáticos nas safras e melhorar o escoamento, construção de ferrovias, armazenagem de grãos e outros.

“O Brasil não tem nenhuma empresa que produz trilhos para ferrovias – que resolveriam e muito a logística para escoamento – está aí um desafio e uma oportunidade; também precisamos melhorar nosso poder de barganha no preço do milho, por exemplo, não temos esse poder porque não temos onde estocar em algumas regiões, como o preço é formado no porto, no fim, todos pagam a conta”, reforçou.

O associado da cooperativa há 23 anos e produtor de suínos e leite, Werno Silvano Koehler, gostou muito da palestra e acredita que está no caminho para melhorar a própria produção. “A palestra foi muito boa, como o consultor disse temos muitas oportunidades e desafios, o que precisamos é entender nossa força e continuar investindo para crescermos mais.”

A Gerente de Desenvolvimento de Crédito Rural da cooperativa, Rosemari Zamarchi, lembra que a Sicredi Progresso está em constante busca por promover eventos e soluções que visam o fomento dos negócios rurais, na superação de barreiras, apoio às atividades e mantê-los conectados com o cenário global do agronegócio.

O presidente da Sicredi Progresso, Cirio Kunzler, destacou que é preciso estar atento às transformações no campo, para atuarmos de forma preventiva e estratégica, além de oferecer soluções financeiras para o crescimento da atividade rural. “O agronegócio é um importante pilar da nossa economia, por isso, trouxemos a palestra, para que sempre estejamos à frente e preparados para lidar com qualquer cenário, além de oportunizar nossos produtores associados a continuarem em crescente desenvolvimento com informações de qualidade.”

Com Assessoria

Veja também
Rio Grande do Sul confirma 53ª morte das chuvas de setembro

Rio Grande do Sul confirma 53ª morte das chuvas de setembro

Defesa Civil confirmou reconhecimento de corpo encontrado em outubro.

Mandioca sofre com baixo volume e poucos negócios

Mandioca sofre com baixo volume e poucos negócios

Com menos disponibilidade em lavouras e clima desfavorável, parte dos produtores adiam a colheita da raiz para 2024.