Início / Agricultura

Tilápia impulsiona piscicultura paranaense, que cresce mais de 10% no estado

Com a tilápia respondendo por mais de 80% da produção, o Paraná consolida a liderança no setor em todo o país.

Tilápia impulsiona piscicultura paranaense, que cresce mais de 10% no estado
Foto: Jonathan Campos/AEN
Loya
Loya
A tilápia é o principal destaque da piscicultura paranaense, responsável por mais de 80% do Valor Bruto de Produção (VBP) do setor. Em 2024, a atividade gerou R$ 2,29 bilhões, um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). 

A produção está concentrada na região Oeste do estado, o que consolida o Paraná como o maior produtor do país. Mas 2025 está sendo um desafiador para o setor. O ano começou com movimentos estratégicos de grandes players do mercado.

A cooperativa Coopavel, por exemplo, adquiriu um frigorífico com capacidade de abate diário de 50 toneladas de peixe. Já a cooperativa C.Vale também conquistou três certificações internacionais, que permitem a exportação da tilápia para praticamente todos os mercados mundiais.

Mas o tarifaço de 50% dos Estados Unidos – país que era o maior comprador da tilápia paranaense – chacoalhou o mercado e interrompeu contratos. Isso levou muitos produtores e autoridades a trabalharem duro para reverter o quadro e encontrar novas frentes de exportação.

Qualidade da tilápia
Mas quem não perde a fé e batalha duro todos os dias é o produtor Pedro Lessa, dono do Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Francisco Alves, no Oeste do Paraná, que foi agraciado com o Prêmio Orgulho da Terra 2025 na categoria Piscicultura.

Pedro se tornou produtor de tilápias em 2018, incentivado pela oportunidade da produção integrada e aproveitando as características da sua propriedade, banhada pelo rio Xambrê. O projeto teve início com 6 açudes e hoje já conta com 12, que somam 121.340 m². Em 2024, foram alojados 945 mil tilápias na área do produtor.

E Pedro investiu pesado na infraestrutura e qualidade da produção. O empreendimento possui sondas de monitoramento de parâmetros físicos e químicos da água, automação dos aeradores, além de energia fotovoltaica, para garantir a sustentabilidade da produção. O arraçoamento é feito com tratador com sistema de precisão de pesagem, reduzindo perda de ração e assim ajudando na melhoria da qualidade de água.

E o aquicultor fala com orgulho do reconhecimento por um trabalho sério e de qualidade. “Uma satisfação bastante grande saber que você teve reconhecimento de uma empresa tão importante como a RIC, que vem nos premiar com esse reconhecimento. É bastante interessante”, afirmou.
Mozara
Mozara

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.