Uma equipe do Marco da Criança e do Adolescente, com sede em Curitiba, incluindo o presidente Evandro Dal Molin, visitou a Prefeitura de Toledo, na terça-feira (9). O objetivo foi entregar um certificado de “Prefeito Amigo da Criança” ao prefeito Mario Costenaro, em reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas que promovem o bem-estar das crianças.
Durante o encontro, Dal Molin destacou que a visita integra uma agenda estadual. “Nós estamos visitando todo o Paraná. Viemos até Toledo trazer ao prefeito Mario o título de Prefeito Amigo da Criança e também ouvir as demandas do município. Estamos muito felizes com a recepção e nos colocamos à disposição”, afirmou.
O presidente explicou que a homenagem é concedida a gestores que têm atuado em favor da infância e adolescência. “Esse reconhecimento é para prefeitos que têm feito políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Temos visto que a administração atual em Toledo tem desenvolvido esse trabalho e olhado de forma diferenciada para esse público”, disse.
Novos projetos – Dal Molin também abordou a possibilidade de novos recursos para o município. “A equipe da prefeitura vai iniciar a elaboração de projetos e enviar ao Marco da Criança, que possui orçamento próprio. Na medida do possível, vamos atender as solicitações de Toledo, como já fazemos em todo o Brasil e no Paraná. Toledo é um polo importante e, quando retornarmos, teremos boas novas para o município”, concluiu.
O prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância da integração entre as entidades e órgãos públicos. Ele afirmou que a compreensão da função de cada instituição é fundamental, assim como a circulação do trabalho em rede. “Nós temos buscado implementar cada vez mais uma integração maior das nossas secretarias, porque entendemos que as ações são convergentes nos seus propósitos, principalmente quando se trata de desenvolvimento humano, desde a infância até a terceira idade”, disse.
Ele destacou ainda que os discursos precisam se transformar em prática. “Os discursos têm a missão de sensibilizar, de motivar, mas não podem ficar apenas na fala. A ação é que deve ser fundamental”, afirmou.
Costenaro também reforçou que as políticas públicas devem ter continuidade e estar alinhadas às esferas estadual e federal. “Estamos priorizando a construção de políticas públicas de forma clara e permanente. As ações não podem ser eventuais ou desconectadas de um plano definido. Quanto mais nossa metodologia estiver alinhada com o governo estadual e federal, mais efetivos serão os resultados. Por isso, agradeço muito a sua presença em Toledo”, concluiu.
Estiveram presentes na reunião ainda o vice-prefeito Lucio De Marchi, a secretária de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família, Sheila Delava; a secretária de Assistência Social, Simone Ferrari; os vereadores Professor Oséias e Ricardo Santos; representantes de Conselhos Tutelares de Toledo, diretores e coordenadores da administração municipal.