Um tornado foi registrado entre Seara e Itá, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada de quinta-feira (16), informou a Defesa Civil estadual. Com rajadas de vento passando de 100 km/h, árvores foram arrancadas pela raíz e eucaliptos ficaram torcidos, segundo o órgão.
Registrado por volta da 1h, durante atuação de tempestades severas, o fenômeno foi confirmado pelo órgão após análise de imagens dos radares meteorológicos.
Diferente do ciclone, os tornados não têm grande extensão territorial.
Conforme a meteorologista Elen Pelissaro, da Defesa Civil de Santa Catarina, os tornados se originam a partir de nuvens cumulonimbus com rotação.
“Essa rotação consegue, dependendo de outros ingredientes, descer até a superfície. Quando esses ventos que saem da base da nuvem , num topo mais alto, encostam na superfície, a gente classifica como tornado”, explicou.
As tempestades no Oeste catarinense, conforme a Defesa Civil, foram provocadas pela atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida, que vem do norte. Elas também provocaram danos associados a vendavais e chuvas intensas.
Com informações do G1