Início / Geral

Tornado de intensidade moderada é confirmado na fronteira entre Paraguai e Paraná

A região é monitorada devido à proximidade com o Brasil e eventos climáticos severos.

Tornado de intensidade moderada é confirmado na fronteira entre Paraguai e Paraná
C.Vale
C.Vale
Meteorologistas confirmaram que o fenômeno registrado no domingo (21), no município de Santa Rosa del Monday, no departamento de Alto Paraná, no Paraguai, região que faz divisa com o estado do Paraná, foi um tornado de intensidade moderada. A avaliação técnica indica que os danos observados são compatíveis com ventos superiores a 100 km/h.

Segundo o Portal ABC Color do Paraguai, a confirmação foi feita pelo diretor da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do país vizinho, Eduardo Mingo, que classificou o fenômeno como um tornado F1 na escala Fujita. O evento foi registrado por moradores da zona rural do município.

Segundo Mingo, os dados de monitoramento já indicavam, desde o início, a possibilidade de um tornado dessa categoria.

“A escala Fujita varia de F0 a F5. Neste caso, trata-se de um F1, considerando a curta duração do evento e o nível de destruição observado, associado a ventos entre 100 e 150 km/h”, explicou.

O diretor destacou ainda que a classificação do tornado é realizada de forma indireta, com base na análise dos estragos provocados na área atingida. A partir desses danos, é possível estimar a velocidade dos ventos e confirmar a ocorrência do fenômeno meteorológico.

A região de Alto Paraná é frequentemente monitorada por autoridades meteorológicas por estar próxima à fronteira com o Brasil, especialmente com cidades do oeste do Paraná, onde eventos climáticos severos também costumam ser registrados.

Mozara
Mozara

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.