domingo, 3 de dezembro de 2023

domingo, 3 de dezembro de 2023

Vaca dá à luz quatro bezerros do mesmo sexo no RS; ‘somente dois casos no mundo’, diz veterinário

"Pretinho", "Cristaldo", "Colorado" e "Marcelo" nasceram em propriedade no interior de São Valentim, no Norte do Estado.

Uma vaca deu à luz a quatro bezerros de uma só vez no interior de São Valentim, no Norte do Rio Grande do Sul, no domingo (16). Todos os animais são machos.

De acordo com o veterinário Leandro Natan Richwicki, o caso é considerado raro. Segundo o profissional, há apenas dois episódios semelhantes registrados em todo o mundo.

“Partos gemelares são mais raros de acontecer, mas, quando acontecem, nascem, geralmente, dois terneiros. Provavelmente, neste caso seja um fator genético e hormonal da vaca, sendo que ela já tem um histórico de em uma lactação anterior ter um parto gemelar. Isso torna o caso ainda mais raro. Existem somente dois casos iguais a esse registrados no mundo”, afirma o veterinário.

Os bezerros se chamam “Pretinho”, “Cristaldo”, “Colorado” e “Marcelo”. O produtor rural Jacob Kurcrevski foi quem realizou o parto.

“Era de manhãzinha e ela saiu do rebanho. Como a gente tem um pouco de prática, viu que ela ia dar cria. Nasceu o primeiro terneiro, aí eu fui ver, porque achei que ela tinha mais, porque o primeiro era pequeno. Aí eu fui examinar, e ela tinha mais um. Aí eu tirei, mas ainda achei que ela estava grossa demais e podia ter mais. E para minha surpresa tinha mais dois ainda”, conta o produtor rural.

Os veterinários acreditam que uma superovulação pode ser a explicação do caso. A vaca “Pintada”, mãe dos bezerros, passou por uma inseminação artificial, mas o método não tem qualquer relação com a quantidade de filhotes, de acordo com especialistas.

“A técnica de inseminação artificial não tem relação com o nascimento dos quadrigêmeos, pois em uma monta natural o volume de sêmen é muito maior comparado à técnica de inseminação artificial”, explica Richwicki.

Como nasceram um pouco mais magros do que deveriam, os bezerros estão se alimentando apenas de leite. A ração deverá ser liberada nos próximos dias.

“Tira leite, bota em uma mamadeira, dá para eles tomarem. Estamos cuidando deles todo dia com carinho. E eles também retribuem, né?”, diz a produtora Cleusa Kurcrevski.

Com Canal Rural

Veja também
Motociclista morre em acidente na BR 467 em Cascavel

Motociclista morre em acidente na BR 467 em Cascavel

Moto atingiu a traseira de um caminhão.

Jovem morre após encostar em fios de alta tensão no interior de Toledo

Jovem morre após encostar em fios de alta tensão no interior de Toledo

Acidente aconteceu quando ele fazia carregamento de feno.

Simepar explica “clima de doido” no Paraná em novembro e aponta recordes de calor e de chuva

Simepar explica “clima de doido” no Paraná em novembro e aponta recordes de calor e de chuva

Enquanto alguns sofreram com o calor excessivo, no entanto, outros tiveram de lidar com as chuvas abundantes.