Uma van carregada com mais de meia tonelada de leite em pó importada ilegalmente foi apreendida por policiais militares do BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual) na noite de quarta-feira (3) na PR 180, em Nova Aurora. A suspeita é de que o produto seria adulterado e revendido como leite líquido.
O veículo era conduzido por um homem de 60 anos, o qual afirmou aos policiais que pegou a carga em Foz do Iguaçu e pretendia levá-la até Arapongas, no Norte do Paraná. Foram apreendidos 23 sacos de leite em pó de origem argentina, totalizando 575 quilos.
Também foram apreendidas 36 garrafas de vinho e bitter, 12 garrafas de azeite de oliva e oito garrafas de extrato de tomate.
De acordo com o BPRv, a apreensão é resultado de uma operação específica de combate à importação ilegal de cargas de leite em pó e derivados. No Brasil, este tipo de produto é reidratado e transformado em leite líquido. Segundo as autoridades, a importação ilegal e adulteração prejudicam a cadeia produtiva, lesando os produtores locais.
A carga apreendida foi encaminhada ao depósito da Receita Federal em Cascavel. Já o condutor da van foi identificado e liberado.
Com informações da Catve