Nesta segunda-feira (27), no Gabinete da Prefeitura de Toledo, os vereadores foram recebidos pelo prefeito Mario Costenaro e pelo vice Lucio De Marchi para apresentação do projeto da reforma administrativa que será encaminhada à Câmara Municipal. Os secretários Marcelo Marques (Administração), Leandro Ludwig (Recursos Humanos) e Neuroci Frizzo (Assessor Especial do Governo) fizeram a apresentação dos dados técnicos, como o impacto orçamentário, quais cargos a serem criados, quais serão remanejados, entre outros detalhes.
Pelo projeto serão recriadas as secretarias da Agricultura e Proteína Animal, da Mulher e da Comunicação. “Com isso queremos viabilizar ações públicas de maneira mais eficaz, dentro daquilo que foi debatido durante a campanha eleitoral”, apresentou o prefeito Mario Costenaro. Além disso, ele ressaltou ser necessário estabelecer “uma maior proximidade com a comunidade, ter um diálogo mais intenso e com isso possibilitar apurar as demandas e buscar soluções de maneira mais rápida. Queremos e teremos mais eficiência e eficácia na gestão”, frisou o prefeito.
Costenaro comentou também que se preocupa em fazer uma gestão de resultados. Para isso vem trabalhando com todas as secretarias um planejamento sistemático para analisar programas convergentes e com análise frequente de resultados. “O planejamento precisa ser dinâmico e teremos a sensibilidade em buscar os resultados que serão constantemente avaliados”, acrescentou o prefeito de Toledo.
Sobre a reunião, Mario Costenaro afirmou se tratar de um processo extremamente importante no sentido de criar uma aproximação “para se fazerem os debates necessários e que os vereadores compreendam não ser nada extraordinário e sim aquilo que foi defendido na campanha e o diálogo com a Câmara também é fundamental para o desenvolvimento de Toledo”.
Transparência – Na opinião do presidente da Câmara, vereador Gabriel Baierle, a reunião foi importante para os vereadores entenderem como será feita a reforma e quais são seus objetivos. “É assim que a gente entende a necessidade de cada governo, com as mudanças, criação de cada secretaria, de cada departamento”, disse Baierle. Ele acrescentou ainda que a reunião também foi importante “para que a gente possa entrar com este projeto pré-alinhado para que os vereadores possam fazer a discussão com mais tranquilidade e até mesmo com mais celeridade”.
A intenção do prefeito Mario Costenaro é apresentar o projeto da reforma administrativa no retorno das atividades parlamentares, na sessão ordinária do dia 3 de fevereiro.
Presenças – Participaram da reunião, além do presidente Gabriel Baierle, as vereadoras Professora Marli, Olinda Fiorentin e Katchi Nascimento; além dos vereadores Bruno Radunz, Chumbinho Silva, Dudu Barbosa, Genivaldo Jesus, Jairo Cerbarro, Marcos Zanetti, Odir Zoia, Professor Oseias, Ricardo Santos, Roberto de Souza, Sergio Japonês, Valdir Gomes e Valdomiro Bozó.