Nesta semana, as Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura de Nova Santa Rosa estarão presentes nas escolas e CMEIs para avaliarem as cadernetas de vacinação de cada criança matriculada na rede municipal de ensino. Com isso, será feito um levantamento de qual vacina falta para cada criança. Nesta segunda-feira (05), uma equipe estava atuando na Escola Municipal Getúlio Vargas e, nesta terça-feira (06), está no Colégio Marechal Gaspar Dutra.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que neste ano tem como tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, com foco na campanha de vacinação para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio para menores de 15 anos.
De acordo com a secretária da pasta, Lilian Fischer Muller, ainda nesta semana, a escola coletará um termo de autorização dos pais, para que na semana seguinte, servidores da saúde possam administrar a vacina nas crianças que possuem pendências. “O foco principal das vacinas são febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Essas ações são para a promoção e prevenção dos agravos à saúde, e que o PSE tem ali os temas prioritários, teremos várias ações com a Secretaria de Educação”, explica.
O objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação dos alunos, ampliar a cobertura vacinal, reduzir doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação, combater a desinformação e informações incorretas que possam levar à recusa vacinal e conscientizar sobre a importância da imunização.
As vacinas serão aplicadas conforme a indicação para cada faixa etária. “Não são todas as vacinas que serão aplicadas nos alunos. Vai depender da faixa etária e necessidade”, completou a secretária.

