As tempestades que atingem áreas de Santa Catarina desde a madrugada desta quarta-feira (4) causam prejuízos também para motoristas. Entre os registros, há carro “engolido” por cratera e veículo levado pela água.
Ao menos duas pessoas, incluindo um bebê, ficaram feridas desde o início das chuvas no estado, que já causaram alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências.
Até às 16h desta quarta-feira, só o Corpo de Bombeiros realizou 83 atendimentos relacionados às tempestades.
Segundo a Defesa Civil do estado, pelo menos 25 municípios haviam registrado ocorrências até as 14h20. São Bento do Sul, no Norte, decretou situação de emergência.
Carro arrastado
Um vídeo mostra o momento em que um Fiat Uno é arrastado pela correnteza em Trombudo Central, no Vale do Itajaí, e para no fundo do rio (assista acima).
O motorista tentou amarrar uma corda no carro, mas não foi possível salvá-lo da força da água.
Segundo a Defesa Civil, o município registrou 94,5 milímetros de chuva em 12 horas.
Já Mirim Doce e Taió, na mesma região, marcaram volumes ainda mais expressivos, de 106 milímetros e 103,1 milímetros de água, respectivamente. Em Timbó, um bebê de um ano ficou preso sob escombros após a casa onde mora com a família ser atingida por um deslizamento de terra.
Bebê preso a escombros
Segundo a Defesa Civil, em nota conjunta com a Epagri/Ciram, os níveis dos rios na região do Vale do Itajaí subiram rapidamente nesta quarta. Às 8h, foram fechadas as comportas das Barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga), quando o nível do rio Itajaí-Açu em Rio dos Sul atingiu os 4,0 metros.
Em Timbó, na mesma região, um bebê de um ano ficou preso sob escombros após a casa onde mora com a família ser atingida por um deslizamento de terra.
O Corpo de Bombeiros relatou que foi acionado para a ocorrência por volta de 13h16. A criança já havia sido retirada dos escombros quando os militares chegaram. Ela apresentava edemas na cabeça e no braço esquerdo, mas estava consciente.
Em seguida, houve o encaminhamento ao hospital para os cuidados médicos necessários.
Cratera ‘engole’ carro
Já em Joinville, cidade mais populasa de Santa Catarina, no Norte do estado, uma cratera se formou em uma rua e “engoliu” o carro de uma moradora.
O caso aconteceu na Rua Lindóia, bairro Glória.
Segundo a proprietária do veículo, a funcionária pública Neusa Maria Lopes, o carro estava estacionado na rua em frente a casa.
Ela conta que no local havia uma cratera um tempo atrás, mas que havia sido arrumada. “Depois disso, já estacionei várias vezes na rua e não aparentou nada”, comentou.
Após passar a noite estacionado, no entanto, o trecho cedeu novamente na manhã desta quarta-feira.
Resgate de família
Em Barra Velha, no Litoral Norte, bombeiros foram acionados para ajudar mãe e filho a saírem de casa. Segundo os socorristas, eles foram para residência de amigos. A rua Arnaldo Tavares, no Bairro Itajubá II, estava cheia de água.
Com informações do G1