terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Barroso diz que atuação do STF tem repercussão política, mas age sem partidarismo

Ministro voltou a elogiar a ida do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal.
(Foto: Carlos Moura/SCO/STF )
(Foto: Carlos Moura/SCO/STF )

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que atuação da Corte tem repercussões políticas, mas os ministros agem sem partidarismo. A declaração foi dada na quarta-feira (17) durante participação do ministro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

“O Supremo é um lugar em que não dá para dizer que não tem repercussão política o que a gente faz. Mas, evidentemente, o modo de raciocínio de um ministro do STF são os valores que estão na Constituição. Portanto, só é político na medida em que a Constituição materializa escolhas importantes feitas pelo país, mas nunca no sentido partidário”, afirmou

Barroso voltou a elogiar a nomeação de Flávio Dino à Suprema para o Supremo Tribunal Federal, alegando que o ministro da Justiça tem “uma carreira na magistratura”.

“A vinda do Flávio Dino é bem-vinda porque o hoje ministro Flávio Dino foi juiz federal concursado, aprovado em primeiro lugar no concurso dele, e tem uma carreira na magistratura”, disse Barroso.

O presidente do STF não quis comentar a fala do presidente Lula, que disse que “sempre sonhou” com um ministro com “cabeça política” no STF. “Eu não vou comentar a declaração do presidente Lula porque não é meu papel”, disse.

O comentário de Lula contrariou o que disse o próprio ministro Flávio Dino na sabatina sobre sua indicação à Corte. Dino disse aos senadores que os papéis de político e de juiz são “diferentes”.

Barroso reforçou as declarações de Dino, afirmando que o seu novo colega deve separar a política da magistratura. “Ele mesmo disse na sabatina dele que a política vai ficar para trás, apesar de ter sido um político muito bem avaliado no seu estado”, concluiu.

Com informações da CNN

Veja também
Comissão aprova imunidade tributária para entidades religiosas

Comissão aprova imunidade tributária para entidades religiosas

Benefício valerá também para partidos políticos e sindicatos.

Novo sistema FGTS Digital entra em vigor na sexta-feira

Novo sistema FGTS Digital entra em vigor na sexta-feira

Ferramenta permite que empregador pague o FGTS via Pix.

Mercadorias avaliadas em R$ 320 mil são apreendidas em Toledo

Mercadorias avaliadas em R$ 320 mil são apreendidas em Toledo

Motorista foi abordado pela PM após ser visto usando o celular enquanto dirigia.